Os cachorros imitam as expressões humanas para parecerem mais fofos e obterem o que querem: um estudo confirma essa teoria! - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Os cachorros imitam as expressões humanas…
O jasmim: perfeito para a sua casa, o seu perfume reduz o estresse e ajuda no sono Não sou louco, sofro de ansiedade

Os cachorros imitam as expressões humanas para parecerem mais fofos e obterem o que querem: um estudo confirma essa teoria!

740
Advertisement

Uma pesquisa publicada no Proceedings of National Academy of Sciences revelou um detalhe muito interessante sobre o comportamento dos cães. Especificamente, parece que esses animais domésticos adquirem ao longo do tempo a capacidade de imitar as expressões humanas para se comunicar melhor.

O objetivo é criar uma maior empatia, fazer com que os donos tenham pena deles quando cometem alguns pequenos erros, ou quando eles querem algo.

via: Pnas.org

Na prática, o que emergiu do estudo diz respeito a um processo evolucionário que os amigos de quatro patas desenvolveram ao longo dos anos graças ao contato com as pessoas.

Os cães usam muito o canal visual como meio de comunicação e aprendem como reconhecer o humor com base em nossos rostos e olhos. Eles, portanto, conseguem mudar os gestos faciais levantando as sobrancelhas, tornando o olhar mais profundo e mais lânguido, ou simulando uma expressão de tristeza ou arrependimento.

O estudo é muito mais do que uma teoria simples, porque se baseia na análise comparativa de atitudes gestuais de espécies domesticadas e não domesticadas, isto é, cães e lobos.

Enquanto no primeiro há mais músculos faciais capazes de acomodar expressões baseadas na intenção, no segundo esses nervos estão ausentes ou, em qualquer caso, menos tróficos e ativos. O mecanismo é, na prática, uma adaptação do comportamento canino em relação ao contato com seres humanos.

As provas mais evidentes são, então, todas as expressões que os cães são capazes de assumir nos contextos mais díspares, com a intenção de adoçar as pessoas para obter comida, carinho ou perdão. A descoberta muda não apenas o paradigma de interação entre indivíduos e animais domésticos, e há aqueles que teorizam que, no futuro, essas mudanças podem gerar mais transformações comportamentais.

É graças a esses pequenos milagres de evolução que os amigos de quatro patas podem realmente aprender o significado das palavras e entender verdadeiramente o que lhes está sendo dito. Descobertas científicas à parte, certamente na frente de dois olhos brilhantes de um filhote de cachorro o nosso coração se derrete, até mesmo se alguns momentos antes o mesmo diabinho quebrou nosso vaso de porcelana favorito.

Advertisement
image: Imgur
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
27 Fevereiro 2014
10.482
13 Fevereiro 2014
9.758
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado