A empatia, um dom incômodo mas precioso: aprenda a escutar você mesmo e os outros - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A empatia, um dom incômodo mas precioso:…
Quem tem um gato em casa tende a ser mais criativo e sensível... é o que diz a ciência As mulheres que amam encher a casa de plantas tendem a viver mais, é o que sugere esta pesquisa

A empatia, um dom incômodo mas precioso: aprenda a escutar você mesmo e os outros

24 Julho 2019 • Por Roberta Freitas
1.464
Advertisement

Ser empático significa ser capaz de entender o estado de espírito dos outros, ser capaz de se colocar no lugar dele, sem ser influenciado por preconceitos, clichês e influências externas. Quem possui essa qualidade tem ao mesmo tempo um fardo desconfortável, mas também um presente precioso. Todas as emoções são amplificadas, somos como canais através dos quais tudo se filtra, mas a experiência de vida é certamente mais intensa.


image: Unsplash

Além de ser uma habilidade rara em si, a empatia está se tornando uma atitude cada vez mais ameaçada, devido às formas e meios com os quais nos conhecemos, comunicamos ou até mesmo mantemos relacionamentos hoje em dia.

A artificialidade das novas tecnologias ampliou o raio de ação e a distância em que outros seres humanos podem ser alcançados; no entanto, o valor e a verdade desses contatos foram perdidos. Através dos chats, das redes sociais, dos Smartphones, conversamos com muitas pessoas ao mesmo tempo, sem contudo dedicar atenção real a ninguém e sem que elas, por sua vez, se dediquem a nós um interesse real.

A química, a escuta, a interação genuína que você pode ter ao olhar para uma pessoa nos olhos é algo que não pode ser reproduzido por nenhuma tela de alta resolução. A empatia torna-se, assim, um poder cada vez mais incomum, pouco frequente, porque quanto menos se usa, menos se consegue desenvolvê-la.

image: Unsplash

E, ainda assim, a empatia pode ser o ponto de virada para uma sociedade de indivíduos melhores, mais presentes em relação aos outros, mais compreensivos e inclusivos, mais civilizados e sociáveis. Isso diz respeito a todo tipo de contexto, desde a família até a escola, até o contexto profissional e institucional. A empatia é a chave para a cura do egoísmo e egocentrismo, da ignorância, da violência e do pior mal de todos: a indiferença.

Um ser humano empático nunca poderá ficar anestesiado pelo hábito de ver outros semelhantes sofrerem e nunca será capaz de encontrar diferenças, uma vez que sentirá as mesmas coisas que o outro sente. A empatia é o caminho para preencher a vida com verdadeira amizade e amor, é o caminho para entender e ser entendido, para superar divergências e entender que, no final, sem a necessidade da internet, estamos todos conectados.

Tags: ÚteisPsicologia
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado