Amamentar o seu filho é a coisa mais natural do mundo, ninguém deveria te dizer para se cobrir

por Roberta Freitas

31 Agosto 2019

Amamentar o seu filho é a coisa mais natural do mundo, ninguém deveria te dizer para se cobrir
Advertisement

O leite materno é o primeiro e mais completo alimento que um recém-nascido pode ingerir após o nascimento. Possui propriedades benéficas comprovadas pela ciência: neutraliza a predisposição à obesidade, reduz o risco de diabetes, fortalece o sistema imunológico e muito mais. É também um verdadeiro concentrado de todas as substâncias que a criança precisa para se desenvolver de maneira saudável durante os primeiros meses cruciais da vida.

Mas então, por que muitas mulheres hoje acham tão difícil amamentar em público? Por que chegamos ao ponto de que a amamentação em público é considerada uma vergonha?

Advertisement
Amamentar o seu filho é a coisa mais natural do mundo, ninguém deveria te dizer para se cobrir - 1

Enquanto meio século atrás era normal uma mãe alimentar seu filho mesmo diante de uma mesa de pessoas, hoje as mães frequentemente se queixam de um estigma social, um tipo de resistência da parte da comunidade em relação a esse gesto. Basta fazer uma pequena pesquisa na internet para encontrar vídeos e testemunhos de mulheres que se sentiram atacadas por transeuntes porque estavam amamentando seus filhos em um parque público ou sentadas em uma mesa de bar. E a desculpa, muitas vezes, é sempre a mesma: tem crianças aqui, um pouco mais de respeito!

Mas, na sociedade em que estamos hoje, o problema das crianças é realmente testemunhar um gesto natural e saudável como o de uma mãe amamentando seu filho? Não são os anúncios, os sites da Internet ou as séries de TV que os pequenos podem acessar facilmente que podem deixar uma marca profunda em sua imaginação? Todo restaurante em nossa opinião deve ter uma política de abertura para com seus clientes que devem amamentar, não é possível que sejam forçados a se fechar no banheiro, a se cobrir "com discrição" com um paninho, a sentir vergonha como se estivessem fazendo algo errado.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Acreditamos que poucas coisas no mundo são mais fascinantes do que uma mãe e um bebê que se olham intensamente nos olhos enquanto o bebê está se alimentando. E ninguém, mas ninguém mesmo, deveria ver esse gesto de amor como algo vulgar.

Queridas mães, não deem um passo para atrás: se alguém olha mal para você, pede que você se cubra ou, pior, que vá embora, lembre-se de que você está fazendo a coisa mais natural do mundo e, acima de tudo, que a lei está do seu lado.

Advertisement