5 sensações instintivas que você deve escutar

por Roberta Freitas

19 Agosto 2019

5 sensações instintivas que você deve escutar
Advertisement

Em situações cotidianas, agimos de acordo com os padrões ditados pela experiência e por nosso próprio temperamento; no entanto, há também um componente, o do instinto, ao qual devemos aprender a prestar atenção. A sensibilidade inata de cada pessoa é frequentemente poluída por episódios anteriores e medos absorvidos ou induzidos. Difícil distinguir quando é o instinto a falar e não a paranóia: veja como se compreende a diferença.

Advertisement
5 sensações instintivas que você deve escutar - 1

O medo exagerado ou desmotivado é o resultado da reflexão, mesmo inconsciente, tão rápida e automática que parece uma sensação de alerta. O instinto, no entanto, é o que vem um momento antes da reflexão, o que o corpo sabe antes que a mente tenha percebido, e é nessas situações que devemos seguí-lo.

  • Quando algo vem naturalmente. Seguir as inclinações é o passaporte para a felicidade. No trabalho como nos relacionamentos, deve-se sentir que o que se está fazendo é absolutamente espontâneo. Se você está totalmente confortável nessa situação, então isso pode significar que é o caminho certo.
  • Quando você não está se sentindo totalmente em forma. O corpo naturalmente sabe o que é bom ou ruim e sabe como se comunicar quando seus recursos precisam ser regenerados. É melhor ouvir nosso corpo, fazer uma pausa e não se forçar a fazer algo que você não está preparado fisicamente ou mentalmente.
  • Quando algo transmite vibrações positivas imediatamente. Se uma voz interior nos diz que está tudo bem, talvez seja verdade. Devemos nos deixar levar pelo que comunica felicidade e bem-estar, confiando em nossos próprios recursos emocionais.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

  • Quando você sente que precisa ajudar alguém. Muitas vezes sentimos um movimento interior que nos leva a dar uma mão mesmo àqueles que não conhecemos. Não há necessidade de explicações, isso só pode significar que naquele momento em particular você está destinado a estar lá para ajudar aquela pessoa específica.
  • Quando algo parece perigoso. Pensar que há perigo é diferente de sentir no estômago. Se de repente você se sentir desconfortável, é melhor não ignorar essa percepção, porque é um dos mecanismos de defesa mais antigos e eficazes criados pela natureza.

Ouvir os seus instintos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, nos protegendo realmente dos riscos ou nos dirigindo ao que realmente pode nos fazer feliz.

Advertisement