Confidentes, divertidas e sempre presentes: as tias são figuras essenciais na criação de uma criança

por Roberta Freitas

27 Agosto 2019

Confidentes, divertidas e sempre presentes: as tias são figuras essenciais na criação de uma criança
Advertisement

Infelizmente, aqueles que são filhos de pais que não têm irmãs não podem testemunhar como é extraordinário ter tias em suas vidas.

Aqueles que têm essa sorte, por outro lado, podem contar tantos episódios maravilhosos e confirmar em primeira pessoa que poder contar com as tias significa ter uma ajudinha extra. Aqui está uma pequena amostra do motivo pelo qual esses membros da família se tornam tão importantes para o crescimento saudável das crianças.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Tias são um excelente meio termo entre pais e avós, capazes de fornecer a quantidade certa de disciplina, mas "estragam" o sobrinho ao mesmo tempo. Ação, compreensão e capacidade de realizar o que os sobrinhos querem: as tias são uma mistura de qualidades positivas, segundas mães, vovós, enfim, tudo o que uma criança precisa para crescer da melhor maneira.

A estrutura da família de hoje é decididamente diferente da do passado: menos numerosa, mas mais complexa, com papéis e figuras intercambiáveis que atuam em diferentes posições de acordo com as necessidades. Se mamãe e papai trabalharem e os avós não puderem fazer tudo sozinhos, as tias vêm em socorro para preencher as lacunas, dando às crianças o apoio de que precisam.

Uma vez que estas são pessoas que vêm da mesma matriz, é quase sempre certo que serão capazes de garantir valores e segurança como se fosse a mamãe ou o papai.

Advertisement
Pexels

Pexels

As tias também são valiosas porque podem fornecer um ponto de vista externo ao dos pais, mas que não é externo demais. Eles ajudam a mediar brigas com as crianças e sempre representam um refúgio quando os jovens não se sentem compreendidos em casa. Na prática, se as crianças têm problemas que não conseguem comunicar com uma mãe ou pai, por razões óbvias de diferenças geracionais, elas podem sempre fugir para a casa da tia, sem ir longe demais.

As tias, jovens ou mais velhas, são aquelas pessoas que estão sempre disponíveis para conversar sem julgar ou criticar. São elas que vão aos shows, que preparam comidinha durante as férias, que conhecem as crianças mais profundamente. Não importa se você é pequeno ou adulto, a afeição de sua tia será firme e imutável ao longo do tempo, como uma luz extra que ilumina o caminho.

mbtrama/Flickr

mbtrama/Flickr

Advertisement