Não apenas sorrisos: estar junto com os netos também poderia melhorar a saúde dos avós - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Não apenas sorrisos: estar junto com…
Uma mulher tosse propositalmente em cima de uma criança de um ano só porque é hispânica: procurada pela polícia

Não apenas sorrisos: estar junto com os netos também poderia melhorar a saúde dos avós

Por Roberta Freitas
1.083
Advertisement

Para criar um filho, é necessário um vilarejo - diz um antigo ditado italiano. Nada mais verdadeiro pode ser dito sobre a criação de um recém-nascido: não apenas a mãe e o pai devem estar prontos para receber o bebê, mas também as pessoas ao redor, daqueles mais próximos até a sociedade em geral. Para crescerem saudáveis, as crianças precisam de uma rede que as apoie em seu caminho de desenvolvimento, que as faça se sentirem seguras e protegidas. É por isso que os avós são elementos fundamentais, porque são o primeiro elo nesta rede de segurança que toda criança tem o direito de ter.

E ter um contato próximo com os netos também beneficia os avós!

1. Quando avós e netos estão em contato próximo, ambos têm menos probabilidade de sofrer de depressão. Um estudo mostrou que ambos desempenham um efeito protetor sobre o outro.

2. Os avós mantêm o cérebro ativo, melhorando as funções cognitivas ameaçadas pelo envelhecimento. Cuidar de uma criança parece melhorar as habilidades verbais e a memória de curto e longo prazo.

3. Apoiar ativamente o crescimento dos netos resultaria em ainda mais anos de vida, conforme sugerido por um estudo publicado no Journal of Evolution and Human Behavior: adultos que não se importavam com os netos tinham menos probabilidade de continuar vivos depois de 5 anos do início do estudo.

4. A participação no processo de crescimento dos netos também pode fortalecer o sistema imunológico. Isto foi afirmado pela médica internista Kristine Arthur.

5. O diálogo com as gerações mais jovens expõe os mais velhos a idéias e pontos de vista diferentes que fazem com que os avós se sintam ativos e atualizados.

6. Com os netos ao lado deles, os avós redescobrem que têm um objetivo em sua vida, ganhando autoestima.

7. Segundo um estudo australiano, mesmo ser babá dos netos por um só dia é suficiente para encontrar uma melhora nas habilidades cognitivas.

8. Cuidar dos netos aumenta a conscientização da família, que restaura uma sensação de segurança e unidade da qual todos os membros se beneficiam.

9. Segundo uma pesquisa, as avós em particular se beneficiariam do contato próximo com os netos.

10. Ter netos que animam os dias ajuda a fazer com que os idosos se sintam menos sozinhos. Com as crianças, os laços e interações sociais aumentam, o que elimina o risco de sentir a solidão.


Portanto, ter a sorte de ver os netos crescerem não apenas faz você sorrir mais, como também é uma verdadeira cura para a saúde física e mental!

Tags: CriançasFamíliaAmor
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado