Um macaquinho tenta fugir do zoológico quebrando o vidro da sua jaula: a sua luta por liberdade comove a todos

por Roberta Freitas

02 Setembro 2019

Um macaquinho tenta fugir do zoológico quebrando o vidro da sua jaula: a sua luta por liberdade comove a todos
Advertisement

Trancar um animal em uma gaiola é sinônimo de grande crueldade. Os zoológicos são um exemplo concreto de como, em muitas metrópoles, os animais selvagens foram erradicados de seu habitat natural e foram forçados a viver em um ritmo ditado pelo homem. Na China, na cidade de Zhengzhou - uma metrópole de 7 milhões de habitantes -, um gesto de rebelião fez todos os visitantes do zoológico sorrirem e ao mesmo tempo se preocuparem. Um macaco do parque zoológico, provavelmente cansado e entediado pela sua vida em uma jaula, tentou escapar de uma maneira verdadeiramente exemplar.

via Shangaiist

Advertisement
Youtube / South China Morning Post

Youtube / South China Morning Post

Os macacos, como sabemos, são muito parecidos com os humanos e sempre usaram pedras, ou outras ferramentas encontradas na natureza, para abrir cocos ou obter mais comida. Mas esse macaco no zoológico de Zhengzhou deu outra utilidade à pedra afiada que encontrou na gaiola. O pequeno espécime, cansado de viver sua vida como prisioneiro, começou a bater violentamente no vidro da gaiola de exibição na qual estava trancado.

Esse vidro acabou cedendo, sob os olhos incrédulos dos visitantes que, no começo, estavam rindo do ousadia do macaquinho. Depois de um tempo, porém, uma onda de preocupação invadiu o coração de todos os turistas que temiam ter se encontrado em alguma cena do "Planeta dos Macacos".

Advertisement
Needpix

Needpix

A situação foi mantida sob controle pelas autoridades e o macaco voltou, infelizmente, para jaula do zoológico. Para a vida habitual de sempre.

Os funcionários do zoológico de Henan declararam que o macaco é o mais inteligente dos espécimes atuais: "É muito hábil em abrir cocos com diferentes ferramentas, enquanto seus semelhantes tentam novamente morder diretamente a casca dura". Parece que não foi a primeira vez que esse macaco tentou escapar do zoológico. Quem sabe, talvez, em breve, uma de suas tentativas de escapar para conquistar a liberdade tenha sucesso.

Advertisement