No Japão os alunos limpam as salas de aula e os banheiros das escolas: assim os pequenos aprendem a serem responsáveis - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
No Japão os alunos limpam as salas…
Ela ficou trancada fora de casa enquanto fazia as tarefas domésticas, mas o seu gato conseguiu abrir a porta A menina estava sufocando, mas o gato de casa conseguiu chamar os pais a tempo

No Japão os alunos limpam as salas de aula e os banheiros das escolas: assim os pequenos aprendem a serem responsáveis

9.812
Advertisement

Aprender a cuidar do que pertence a todos como se fosse algo nosso, sem se comportar desrespeitosamente em situações ou estruturas "externas". Com essas intenções, no Japão, estão sendo feitos esforços para educar os jovens a crescerem como cidadãos mais conscientes.

De fato, além de ensinar assuntos de rotina, a escola também deve fazer algo igualmente importante: transmitir valores positivos a nível pessoal. Assim, nas instituições japonesas, desde a infância, os alunos recebem responsabilidades que vão muito além do simples estudo: na verdade, eles também realizam tarefas mais práticas, como limpar os banheiros.

De acordo com a prática tradicional do O-soji, todos os dias um grupo de estudantes é escolhido para realizar tarefas que, à primeira vista, não são inerentes à sua rotina escolar. Desde a organização das refeições, passando pela organização e limpeza das instalações onde estudam e dos banheiros. É isso mesmo: na Terra do Sol Nascente, os alunos aprendem desde cedo a cuidar dos ambientes onde estudam, como se fossem suas casas.

E este não é um "trabalho", nem é uma forma de "abuso escolar" cometido contra a vontade dos alunos. As crianças se divertem e no Japão é completamente normal: o sistema educacional visa o crescimento pessoal completo, a ser alcançado também por meio de atividades consideradas "humildes" ou práticas. Por outro lado, é também através dessas rotinas que elas aprendem desde tenra idade a assumir suas responsabilidades, assim como fazem com as outras matérias que estudam.

Advertisement

Tudo isso, é claro, reflete-se na ordem, limpeza e cuidado que, evidentemente, caracteriza a maioria dos contextos públicos do Japão, das escolas às ruas, passando por muitas outras situações em que são os cidadãos a contribuir para manter organizado e limpo aquilo que pertence a todos. Talvez não seja ruim, neste momento, levar o O-soji para outras realidades do mundo, a fim de criar adultos mais conscientes, educados e responsáveis.

Tags: EscolaJapãoCuriosos
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado