Esta professora carimba as mãos dos seus alunos e os premia se no fim do dia elas estão limpas

por Roberta Freitas

14 Março 2020

Esta professora carimba as mãos dos seus alunos e os premia se no fim do dia elas estão limpas
Advertisement

Dar às crianças ensinamentos sobre a higiene pessoal é sempre uma coisa boa. Especificamente, ensiná-las a lavar as mãos o máximo possível é realmente importante, em todos os momentos e em todas as épocas do ano. Então, quando estamos em uma emergência, exatamente como a causada pelo Coronavírus, aplicar regularmente essas indicações se torna um dever indispensável, não apenas para os pequenos.

Uma professora americana da terceira série, que trabalha na escola de Hallsville, Missouri, decidiu aprimorar o raciocínio e oferecer aos alunos uma estratégia simples e criativa para incentivá-los a manter as mãos sempre limpas.

via Daily Mail

Advertisement

O nome dela é Shauna Woods e é a professora que compartilhou sua ideia com o mundo para garantir que seus jovens alunos sempre fiquem atentos na higiene pessoal enquanto estão nas aulas. Do que se trata? De um carimbo muito simples com o seu nome. É isso mesmo: para garantir que todas as crianças lavem as mãos regularmente, a professora as recompensa com um carimbo e, se no final do dia a marca do carimbo desaparecer das mãos devido às lavagens, as crianças receberão um prêmio.

Uma ideia que, por sua simplicidade, se mostrou particularmente eficaz. Os meninos entenderam rapidamente, graças também ao mecanismo de "premiação" instituído pela professora, a importância de manter as mãos limpas e, assim, evitar a propagação e troca de germes o máximo possível.

Advertisement

Esse sistema foi tão bem aceito pelos alunos de Woods que, com o passar dos dias, começou a fazer parte de sua rotina diária. Segundo a professora, sua ideia foi um excelente ponto de partida para motivar as crianças a ficarem de olho em sua higiene, começando pelas mãos, partes do corpo nas quais tudo realmente se assenta e que podem colocar em risco nossa saúde e a dos outros.

Para incentivar ainda mais os alunos, Woods fez um carimbo na sua mão para poder entrar em jogo em primeira pessoa e servir de modelo. Enquanto isso, não faltam pais que também adotam esse sistema em casa.

Em um momento como o que estamos enfrentando, com a emergência do Coronavírus exigindo esforços sérios e crescentes de todos para conter a propagação da epidemia em todo o mundo, mesmo esses pequenos sinais podem ser muito úteis para ajudarmos uns aos outros. 

Advertisement