Esses enfermeiros usam crachás sorridentes para permitir que os pacientes enxerguem além das máscaras

por Roberta Freitas

10 Abril 2020

Esses enfermeiros usam crachás sorridentes para permitir que os pacientes enxerguem além das máscaras
Advertisement

Enfermeiras e profissionais de saúde de hospitais em todo o mundo estão passando por uma das horas mais sombrias de sua existência: a infecção por Coronavírus está pressionando os sistemas de saúde globais, forçando médicos e enfermeiros a fazerem turnos cansativos para ajudar adequadamente inúmeros pacientes com Covid-19. Para evitar o contágio direto, os operadores devem necessariamente usar não apenas luvas e máscaras, mas também proteções mais maciças.

via NBC San Diego

Advertisement

Entre essas, também o uniforme completo com óculos e viseira cirúrgica; um equipamento que muitas vezes esconde completamente o rosto dos enfermeiros que cuidam dos doentes que, em vez disso, precisariam ver um sorriso tranquilizador desses operadores do setor de saúde, em um momento muito triste de suas vidas. É por isso que Robertino Rodriguez, um enfermeiro do Hospital Scripps Mercy, em San Diego, Califórnia, teve uma boa idéia...

Advertisement

Para remediar a falta de sorrisos visíveis aos olhos dos pacientes mais assustados e preocupados, Robertino incentivou seus colegas a colocarem um crachá de identificação no uniforme de todos. A regra de ferro, no entanto, é que a foto do cartão de identificação deve ser uma foto sorrindo, de modo a superar a roupa, a máscara de proteção e o capacete usados ​​para evitar o contágio. Uma idéia brilhante para animar pacientes mais graves, ou mesmo os mais jovens ou mais velhos, que têm medo de não conseguir sobreviver e que precisam apenas de um sorriso extra.

De fato, Robertino disse em seu perfil no Instagram: "Eu me sentia muito mal por meus pacientes na sala de emergência quando entrava na sala com o rosto coberto de proteções. Um sorriso tranquilizador faz a diferença para um paciente assustado [...] Com esses crachás, todos os pacientes que precisam ver um sorriso tranquilizador e reconfortante agora podem fazê-lo."

Seus colegas imediatamente o apoiaram em sua idéia, e por isso ficaram muito emocionados, participando com coragem e alegria da iniciativa de Robertino. Como o enfermeiro de San Diego diz: "Um sorriso ajuda muito a mudar uma vida!".

Advertisement