6 dicas úteis e menos conhecidas para reciclar a borra de café e usá-la em muitas situações diárias - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
6 dicas úteis e menos conhecidas para…
O jovem caixa do supermercado se oferece para pagar as compras de uma mulher em dificuldade

6 dicas úteis e menos conhecidas para reciclar a borra de café e usá-la em muitas situações diárias

Por Roberta Freitas
5.769
Advertisement

Existem muito poucas pessoas no mundo que não tomam café. Essa bebida escura e energética é uma constante em muitas culturas: suas origens são antigas e a variedade de maneiras que é preparada fala muito sobre sua popularidade. Todos os dias, quase em todas as partes do mundo, milhões de pessoas bebem café, produzindo inevitavelmente a chamadas "borras", isto é, os resíduos úmidos do cozimento da bebida, que se acumulam especialmente após preparar o café com uma máquina de café expresso, moka ou café passado. 

Na maioria das vezes nós as jogamos fora; no entanto, essas "sobras" são tudo menos lixo e podem ser úteis em muitos contextos domésticos, onde precisamos de uma excelente descoberta para resolver pequenos ou grandes problemas. De fato, os grãos de café podem ser usados até para tratamentos faciais. Em resumo: uma descoberta verdadeiramente multifacetada: abaixo, reunimos 6 dicas menos conhecidas para aproveitar ao máximo dessa borra!

1. Como esfoliante para o rosto e contra as olheiras

image: Pinterest

A granulação dos grãos de café torna a borra perfeita para "esfregar" o rosto ou o corpo. Especificamente se adicionarmos ao detergente com o qual limpamos e lavamos o rosto, pode ser uma excelente tentativa a se fazer, e os restos de café também são muito conhecidos para tratamentos contra olheiras.

2. Repelentes contra mosquitos e outros insetos

image: Pinterest

Um problema comum a muitos, especialmente nas estações quentes: afastar mosquitos e outros insetos irritantes. Se você não quiser gastar uma fortuna em sprays, tente queimar o café em pó, de preferência em um recipiente de metal. Os insetos vão ficar longe e você será "embalado" pelo cheiro inconfundível de café.

Advertisement

3. Ajudam a remover a sujeira das panelas

image: Pinterest

A quem nunca aconteceu de ter uma panela particularmente incrustada e difícil de limpar? Bem: também neste caso, usar grãos de café para arranhar a sujeira pode ser muito útil.

4. Reequilibrar o nosso olfato

image: Wikimedia

Se nosso olfato foi alterado por cheiros penetrantes e particularmente fortes, pode ser útil resolver essa situação irritante usando a borra de café. Basta cheirá-la e voltaremos a sentir os perfumes como antes!

5. Para fazer crescer os fungos

image: picryl.com

Se você é um amante de cogumelos, pode obter esporos e cultivá-los com a ajuda de borras de café. Para fazer isso, você precisará de uma grande quantidade, que pode ser facilmente encontrada em um bar ou pedindo a seus vizinhos e conhecidos.

Advertisement

6. Útil para a jardinagem e como adubo

A borra de café, adequadamente espalhada em todas as áreas verdes da casa onde formigas podem proliferar ou ratos aparecerem, pode atuar como um impedimento natural. Sem mencionar que adicioná-las à terra das plantas pode ser uma maneira simples e útil de obter composto rapidamente.

Na próxima vez que você preparar um café, pense cuidadosamente antes de jogar fora as borras: perfeitas para serem recicladas em muitas circunstâncias úteis!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado