Aos 104 anos, ele obteve seu doutorado resolvendo uma equação impossível: "nunca é tarde demais"

por Roberta Freitas

28 Fevereiro 2021

Aos 104 anos, ele obteve seu doutorado resolvendo uma equação impossível: "nunca é tarde demais"
Advertisement

Nunca é tarde para realizar seus sonhos, o importante é ter uma boa dose de determinação. Mesmo que isso não nos pareça possível, devemos ter fé nas nossas capacidades e no futuro: mais cedo ou mais tarde, os resultados virão! Lucio Chiquito Caicedo, colombiano centenário, sabe disso muito bem. Aos 104 anos, Lúcio finalmente obteve o doutorado, com um resultado incrível e inédito. Demorou 30 anos para terminar os estudos e os motivos são muitos. O principal deles é certamente o fato de que sua tese exigia a resolução de uma equação muito complicada, de 200 anos, que ninguém nunca tinha conseguido resolver.

via El Espectador

Advertisement
Twitter

Twitter

Lúcio finalmente concluiu seu doutorado na Universidade de Manchester e não poderia estar mais feliz. Demorou muito, mas ele sabia que valeria a pena. O tema central do seu doutoramento foi como determinar a quantidade máxima de água que pode ser retirada de um rio de forma sustentável, para fins energéticos ou por outros motivos. Demorou quase 30 anos para concluir sua pesquisa porque teve que encontrar a solução para uma equação "impossível", de duzentos anos.

Advertisement
Twitter

Twitter

Embora Lúcio já tivesse se formado em engenharia civil e já tivesse um mestrado em ciência e tecnologia, o tema de sua pesquisa era muito desafiador e ele sabia que não seria fácil ter sucesso. Além disso, sabemos que a vida reserva sempre muitos imprevistos e nem sempre se encontra tempo para se dedicar exclusivamente ao estudo e à pesquisa. Com a eclosão da pandemia do Coronavírus, porém, Lúcio aproveitou para passar longos dias em casa refletindo sobre sua tese de doutorado.

National University of Colombia: Medellion

National University of Colombia: Medellion

Quando finalmente decidiu entregar sua tese com os resultados, ele aguardou ansiosamente a aprovação da universidade por um período relativamente curto. A partir daí, conseguiu o doutorado provando que sua idade avançada não o impedia de forma alguma de alcançar o seu objetivo.

Lúcio, porém, afirma que as suas qualificações não foram o seu maior sucesso: “É a família o mais importante da minha vida!”. Esse, para Lúcio, foi o verdadeiro sucesso.

Advertisement