Hortênsia, uma planta com cores espetaculares: como cultivá-la em vasos e propagá-la em poucos simples passos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Hortênsia, uma planta com cores espetaculares:…
Iguaizinhos: 16 pessoas comuns que são sósias de pessoas famosas

Hortênsia, uma planta com cores espetaculares: como cultivá-la em vasos e propagá-la em poucos simples passos

02 Maio 2021 • Por Roberta Freitas
937
Advertisement

Quer uma planta com flores, bonita e exuberante, mas não tem jardim nem espaço ao ar livre para dedicar a ela? Sem problemas: a hortênsia pode ser a planta certa para você! Com as suas cores vivas e cenográficas, a hortênsia é uma planta que se presta muito bem ao cultivo em vasos e, portanto, pode ficar no apartamento ou no terraço. Para se obter uma bela planta é necessário partir da variedade escolhida, depois entender o tipo de vaso e solo que melhor se adapta às suas necessidades. Levamos em consideração que alguns tipos de hortênsias podem atingir tamanhos grandes e, consequentemente, precisam de vasos adequados. É aconselhável utilizar argila expandida ou brita no fundo, excluindo o pires, pois correríamos o risco de causar estagnação excessiva da água. A hortênsia é uma planta "fácil", adequada para todos, basta seguir algumas dicas simples!

image: Pixnio

Quando você vai às compras no viveiro e chega em casa com uma linda hortênsia, a primeira coisa que você precisa pensar é encontrar um lugar agradável para que ela receba luz, mas também sombra. Como muitas outras plantas, na verdade, a hortênsia não gosta da luz solar direta, mas claramente se alimenta da luz - uma zona com sombra é o ideal! A hortênsia cresce bem em solos ácidos e subácidos, ou seja, em solos com um pH que varia entre 6,5 e 4,5. Suas belas cores muitas vezes dependem justamente da acidez do solo: aquelas com cores tendendo ao rosa, à granada, amam um ph alto, portanto 6 e, às vezes, até 7, enquanto aquelas tendendo ao azul e ao azul amam um ph muito ácido, portanto entre 4 e 5. Dependendo da cor da sua hortênsia, portanto, tente melhorar e modificar o solo, não só a planta lhe agradecerá, mas certamente obterá ótimos resultados.

image: Pxhere

No inverno não te causará muitos problemas, enquanto nos meses mais quentes terá que estar atento ao calor do verão, pois esta planta não gosta de altas temperaturas. Portanto, se decidir mantê-la em casa certifique-se, mesmo no inverno, de mantê-la afastada de qualquer fonte de calor. Para trocar a planta de vaso logo após a compra, compre um grande, com pelo menos 40 cm de diâmetro, e coloque um pouco de argila expandida no fundo. Agora, você está pronto para mudar a planta de vaso e é neste exato momento que notará seu espesso sistema radicular: separe as raízes, quase como se para "libertá-las" daquela constrição, antes de transferir a planta para o novo vaso! Essa é uma etapa muito importante, porque caso contrário a planta poderia ter dificuldade em expandir suas raízes e se deterioraria rapidamente. Não coloque a planta muito fundo, mas deve ficar nivelada com o solo (evitaremos o apodrecimento das raízes durante a rega).

A primeira rega será abundante, então você terá que ajustá-las de acordo com a estação do ano. No verão, para combater o calor, lembre-se de regar até uma vez ao dia. Tenha cuidado, porém, para não molhar as folhas, ou elas podem acabar com um estranho pó branco, um sinal claro de uma doença fúngica.

Advertisement

O primeiro nó a cortar, quando se quer fazer um corte de hortênsia no verão

No que diz respeito à fertilização, recomenda-se a adição de um fertilizante líquido à água de rega, pelo menos uma vez por semana. A propagação, por outro lado, ocorre por meio de estacas e é bastante simples. Como fazer o corte? O corte herbáceo pode ser feito com o broto verde fresco da planta (não em flor), entre dezembro e fevereiro, ou pode ser feito durante o repouso vegetativo da planta que, dependendo da área em que se encontra, pode variar entre maio e julho. Nesse último caso, é feita uma estaca semilenhosa, ou seja, uma parte do botão lenhoso, não em flor. No caso do corte de verão, proceda da seguinte forma: corte o broto a uma altura de cerca de 30 cm, depois corte mais o broto após de ter identificado o primeiro nó (onde crescem as duas folhas embaixo); retire também as duas folhas e agrupe todas as outras com uma mão, de forma a poder cortar de forma limpa a parte superior das folhas restantes. Neste ponto, seu broto deve ter a seguinte aparência, e está pronto para ser colocado em um copo com 2 a 3 cm de água:

Um pequeno truque para melhorar sua raiz e ter sucesso: use meia aspirina! Lembre-se de trocar a água em dias alternados (substituindo também a aspirina), por um período de pelo menos 40 dias. Depois de alguns meses você notará o desenvolvimento de algumas raízes pequenas - então, será hora de preparar um vaso adequado, com o solo certo. Lembre-se sempre que a muda reproduz uma planta idêntica à mãe, portanto, se você se apaixonou pela hortênsia da vizinha, pode "roubá-la" com esta simples técnica de propagação!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado