A harpia: um pássaro tão grande que parece uma pessoa com uma fantasia engraçada - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A harpia: um pássaro tão grande que…
16 crianças que tiveram a coragem de se lamentar das coisas mais banais Uma empregada doméstica manda uma carta a seu chefe cruel antes de se aposentar:

A harpia: um pássaro tão grande que parece uma pessoa com uma fantasia engraçada

11 Maio 2021 • Por Roberta Freitas
737
Advertisement

Lendo a palavra "harpia" nossa mente volta àquele período em que éramos apaixonados pelas lendas e mitos gregos: como harpia certamente identificamos aquela criatura mitológica que era caracterizada por ter metade do corpo com traços humanos e a outra metade com traços de aves, semelhantes aos de um pássaro. Criaturas que obviamente não existem mas que, no entanto, se parecem com esta esplêndida ave de rapina. 

via: PBS Nature

É chamada de "águia harpia" e é praticamente uma das maiores aves de rapina que podem ser admiradas na Natureza; típica das florestas tropicais, as águias harpias podem atingir uma envergadura de cerca de 224 centímetros, enquanto seu peso varia de 3,8 a 9 quilos: um peso verdadeiramente impressionante!

image: Pixabay

Geralmente há dois tipos de harpia: a americana e a papuana, ambas infelizmente em risco de extinção, também devido ao processo inexorável de desmatamento na região amazônica: basta pensar que hoje apenas cerca de 50.000 exemplares permanecem vivos!

As harpias são aves de rapina muito temidas nas florestas tropicais, devido ao seu caráter predatório: preferem preguiças, macacos, pássaros menores, mas também porcos-espinhos e várias cobras!

Advertisement

Certamente suas características predatórias não passam em branco: para caçar sua presa, a harpia usa garras que podem atingir até 10 centímetros de comprimento, medida comparável à dos ursos pardos e suas presas: por isso é melhor não brincar ou levar levianamente a presença deste pássaro, ele tem todas as credenciais para ser muito, muito perigoso!

Mas não se preocupe, os humanos certamente não são uma das presas favoritas da harpia!

Hoje, as águias harpias são endêmicas das florestas tropicais brasileiras, embora alguns espécimes também tenham sido avistados em áreas correspondentes ao México, América Central e partes da América do Sul, ainda mais abaixo do Brasil e da Floresta. Uma ave de rapina verdadeiramente única que, no entanto, possui a sua principal característica na sua aparência...

Sim, porque para todos os efeitos, e para um olhar menos experiente e treinado, a águia harpia adulta pode parecer, por seu grande tamanho e sua aparência muito imponente, um ser humano vestindo uma divertida fantasia de pássaro: um detalhe que muitos notaram ao longo do tempo e que não torna o contato próximo com ela tão assustador quanto possa parecer!

Advertisement

Uma ave de rapina verdadeiramente única, não acha?

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado