Pai solo pedala 28 quilômetros todos os dias para permitir que os filhos façam os trabalhos escolares

por Roberta Freitas

25 Julho 2021

Pai solo pedala 28 quilômetros todos os dias para permitir que os filhos façam os trabalhos escolares
Advertisement

Edemilson Wielgosz, pai solo de 47 anos, jardineiro que mora no Paraná, é obrigado a viajar 28 quilômetros todos os dias de bicicleta para que seus três filhos façam os trabalhos escolares durante o lockdown devido à pandemia; esta família infelizmente não tinha computador em casa e nem tinha dinheiro para comprá-lo. O jardineiro tem uma história triste: há dez anos cuida sozinho de seus três filhos, Wellinton, 16 anos, Amabili, 14, e Nicole, 12, desde que sua mulher os abandonou.

via G1 Globo

Advertisement

Sozinho com três filhos

Sozinho com três filhos

Herison Schorr/Facebook

"Ela nos deixou do nada e sem qualquer explicação há dez anos" disse Edemilson em um post publicado online. "No início foi difícil, criar filhos tão pequenos sozinho não é fácil. Hoje, entretanto, as coisas definitivamente melhoraram... pelo menos até a pandemia”. Sem computador e sem linha wi-fi para se conectar, Edemilson foi obrigado a fazer com que os filhos seguissem as aulas de outra maneira: todos os dias ia para a escola de bicicleta para pegar os deveres dos professores.

Advertisement
Herison Schorr/Facebook

Herison Schorr/Facebook

Quatorze quilômetros para chegar à pequena cidade onde fica a escola que seus filhos frequentam e quatorze para retornar.

"Fazer meus filhos estudarem sempre foi uma prioridade para mim", disse o jardineiro. "O fato de morar longe do instituto não poderia ser uma desculpa suficiente". Na verdade, o Sr. Wielgosz mora próximo à rodovia BR-376, no litoral do Paraná, e os adolescentes estudam no vizinho estado de Santa Catarina onde, normalmente, poderiam chegar de ônibus escolar.

A importância dos estudos

A importância dos estudos

Herison Schorr/Facebook

"A educação escolar é um componente muito importante para ser negligenciado". Edemilson argumentou: “Não se trata apenas de ter educação, mas também da dignidade de uma pessoa que corre o risco de ser um analfabeto. Com essa convicção, enfrentei a pequena jornada diária com chuva, vento, ou o calor sufocante dessas áreas pesando sobre mim".

Wielgosz contou sua história e um amigo a postou online. Uma história que emocionou os internautas brasileiros que organizaram uma arrecadação de fundos a seu favor. Em pouco tempo, Edemilson viu a quantia de R$ 46 mil entregue, valor que lhe permitirá comprar computadores para seus filhos e viver com um pouco mais de tranquilidade.

Um grande desejo de muitas felicidades para este grande pai e seus três filhos!

Advertisement