Aos 14 anos ganhou o ouro nas Olimpíadas: "Fiz pela minha mãe doente, o tratamento dela custa muito"

por Roberta Freitas

08 Agosto 2021

Aos 14 anos ganhou o ouro nas Olimpíadas: "Fiz pela minha mãe doente, o tratamento dela custa muito"
Advertisement

Muitas vezes o esporte está entrelaçado com as histórias de vida pessoais dos atletas. Frequentemente, é a sua formação que os motiva durante seu treinamento duro; há quem o faça por fama e sucesso e quem, por outro lado, tenha motivos muito mais profundos e arraigados para querer doar a vida ao desporto. A jovem atleta chinesa Quan Hongchan, vencedora do ouro olímpico no mergulho em Tóquio 2021, teve seus motivos muito claros: a mãe da menina está doente e seus tratamentos custam caro. Talvez a centelha de seu talento tenha sido ativada por seu amor por sua mãe e por sua família extremamente pobre.

via Youtube / ShanghaiEye魔都眼

Advertisement
Youtube / ShanghaiEye魔都眼

Youtube / ShanghaiEye魔都眼

A jovem Quan Hongchan tem apenas 14 anos, mas já subiu no degrau mais alto do pódio em uma das competições esportivas mais importantes de todos os tempos: as Olimpíadas. Uma pequena grande mulher que, já na sua idade, pode dizer que já venceu da maior parte das participantes na sua disciplina, que é o mergulho. Para ser honesto, seu resultado nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 foi realmente extraordinário, já que a diferença com os outros competidores no pódio provou ser muito grande. Dois mergulhos realizados com perfeição, o que lhe permitiu alcançar a vitória e seu maior objetivo: ter dinheiro para pagar os caros cuidados da mãe.

Quan nasceu em 2007 em um vilarejo no distrito de Mazhangha, Maihe, de uma família de agricultores que certamente não eram ricos. A jovem começou a mergulhar em 2014 e não parou desde então. Quan afirmou que todos os seus sacrifícios têm a ver com o esporte até um certo ponto: o amor e o compromisso são empregados principalmente para ajudar sua família.

Advertisement
Youtube / ShanghaiEye魔都眼

Youtube / ShanghaiEye魔都眼

"O tratamento para minha mãe custa muito caro", disse a garota de 14 anos, sem rodeios, "então sinto que também devo fazer isso, para poder ajudá-la". E é justamente pela história dessa grande pequena atleta que sua vitória vale o dobro.

Advertisement