Criança com uma doença de pele rara se torna um modelo popular: "Não tenha medo da sua diversidade"

por Roberta Freitas

09 Outubro 2021

Criança com uma doença de pele rara se torna um modelo popular: "Não tenha medo da sua diversidade"
Advertisement

Você sabe o que é piebaldismo? Essa doença congênita é muito rara e consiste na presença, ao nível da pigmentação da pele, de áreas pouco pigmentadas e até despigmentadas, enfim, em áreas da pele decididamente mais escuras e outras mais claras. Essas áreas de hipo e de despigmentação estão facilmente presentes na testa, no tórax, mas também no abdômen ou nos membros superiores e inferiores. A criança protagonista desta bela história de inclusão e coragem sabe o que significa ter essa doença rara.

via Daily Mail UK

Advertisement

Seu nome é Samuel Silva, tem 7 anos e mora na Bahia; nascido com esta doença congênita, Samuel viveu parte de sua infância escondido e protegido por seus pais e família; até mesmo sua mãe, avó e alguns de seus tios têm piebaldismo e sabem muito bem, por experiência própria, o que significa ser diferente quando você é criança e, portanto, mais exposto a intimidações e provocações.

Advertisement

Inicialmente os pais de Samuel chegaram a pensar em raspar os cabelos do filho, já que essa parte do corpo não estava isenta da carência congênita de melanina, mas depois decidiram que não era mais o caso de esconder a peculiaridade de Samuel das outras pessoas, pois a sua pele poderia ser a sua força: agora, o menino brasileiro abriu um perfil de enorme sucesso no Instagram, atualmente seguido por mais de 33.000 pessoas, apaixonados por sua aparência tão única!

O tio de Samuel disse: “Quando ele nasceu, o médico não pensou muito nisso porque ele era uma criança muito saudável. A família nunca tinha sido diagnosticada corretamente e apenas se referia às marcas na pele como marcas de nascença, mas eles sabiam que não era um simples vitiligo porque as manchas nunca mudavam de forma ou tamanho; mas então sua família o educou a aceitar a si mesmo e suas diferenças; basta pensar que seus pais tinham raspadoos seus cabelos inicialmente para não chamar a atenção para sua condição, mas depois deixaram os cabelos crescerem um pouco e ficou incrível".

Em abril de 2019, Samuel Silva foi abordado pela agência de modelos Sugar Kids, e agora também se tornou um modelo de moda jovem de enorme sucesso, em parte graças à sua peculiaridade física. Não importa que esse menino corajoso de sete anos seja afetado por piebaldismo desde o nascimento, o que importa é ser capaz de se aceitar desde cedo e abraçar totalmente o próprio ser, assim como Samuel fez e continua fazendo!

“Ser diferente não é algo que devemos esconder, temos que abraçar, assim como o Samuel faz!”, disse o tio Júlio. E só podemos concordar com suas palavras!

Advertisement