O gato é real ou está costurado na cadeira? A ilusão de ótica que confundiu a web - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
O gato é real ou está costurado na…
A motorista se torna uma heroína depois de salvar das chamas todas as crianças a bordo do ônibus escolar (+ VÍDEO) Casal consegue a adoção do melhor amigo do filho no tribunal:

O gato é real ou está costurado na cadeira? A ilusão de ótica que confundiu a web

06 Novembro 2021 • Por Roberta Freitas
795
Advertisement

Sabemos muito bem que as aparências enganam, por isso muitos usuários da web se perguntam se a foto que acabaram de ver, de um gato em uma cadeira, é real ou não. O debate na verdade começou assim: "o gato que você vê na foto é real ou está costurado no encosto da cadeira?". Basta olhar para a foto para perceber que não é tão fácil dar uma resposta imediata, pois a iluminação, a perspectiva e o contexto em que o gracioso felino se encontra, podem confundir o espectador. É uma ilusão de ótica, ou seja, uma imagem que consegue alterar o objeto da foto de forma a transmitir uma mensagem muito diferente da realidade.

Então, olhe a foto do gato e nos diga o que acha!

via: Reddit

“Por que o Rodney parece costurado na cadeira?”, essa é a pergunta que o usuário do Reddit faz na web, desencadeando milhares de reações e dezenas de comentários. Na verdade, olhando assim, parece realmente bidimensional e perfeitamente enquadrado no encosto de cor creme; enfim, parece que foi costurado na cadeira! Obviamente, o gato é absolutamente verdadeiro e seu nome é Rodney, mas devido a algum estranho efeito de perspectiva, nosso cérebro consegue se enganar e acreditar que é bidimensional. Não lançar nenhuma sombra no tecido ou em qualquer outro lugar ajuda muito a tornar a ilusão ainda mais verdadeira.

Um usuário comentou ironicamente a cena, apenas demonstrando como o pobre Rodney parece falso: "não sei por que um cara que tem um encosto com um gato quer que a internet pense que na verdade tem um gato comendo pizza sozinho".

Por outro lado, há quem tente dar uma explicação mais lógica e científica à bela ilusão de ótica: "ângulos múltiplos com iluminação difusa". Talvez o lustre da cozinha seja o responsável por esse fenômeno engraçado? Em qualquer caso, cada vez que olhamos de perto, cometemos um erro...

E você já teve a oportunidade de se divertir com outras ilusões de ótica? Talvez você seja um daqueles que estão sempre procurando uma explicação! Conte para nós nos comentários!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado