Contas altas? Como reduzir os custos com alguns truques simples

por Roberta Freitas

01 Dezembro 2021

Contas altas? Como reduzir os custos com alguns truques simples
Advertisement

O custo das contas está sempre oscilando e tem seus maiores picos nos meses mais frios e nos mais quentes do ano. Durante o inverno, de fato, é inevitável ligar as estufas, enquanto no verão se torna cada vez mais necessário recorrer ao ar condicionado, principalmente em algumas zonas muito quentes. Além desses aparelhos, no entanto, existem muitos outros em casa que podemos cuidar e limitar o consumo e diminuir, assim, o custo das contas. Estamos falando, por exemplo, daqueles aparelhos que ficam permanentemente em modo de espera e que, apesar de não estarem sendo utilizados naquele momento, consomem constantemente alguma energia. Vamos ver o que fazer nesses casos, especialmente se estivermos planejando uma viagem de alguns dias.

Advertisement
Guardachevideo

Guardachevideo

  • Modem WiFi: se já sabe que se ausentará por alguns dias, deve desligar o modem diretamente, pois ele consome eletricidade o tempo todo. Se você for paciente o suficiente, você deve desligá-lo todas as noites, também para limitar a poluição eletromagnética em casa.
  • Dispositivos em standby: sabe aquela luz sempre acesa, típica dos dispositivos que foram desligados? Na verdade, mesmo que não estejam em funcionamento, esses aparelhos consomem um mínimo de energia. A televisão, computadores, microondas, etc. - todos esses dispositivos consomem mesmo quando não estão em uso. Então, por que não tirar da tomada?
  • Aquecedores e ventiladores: ambos são usados ​​nas estações em que sentimos mais calor ou frio do que o normal, mas são aparelhos que consomem muita energia. São úteis, por exemplo, se têm que aquecer em pouco tempo um pequeno ambiente (o aquecedor do banheiro, por exemplo), caso contrário é melhor contar com a calefação. A mesma coisa para o ventilador - um aliado precioso, mas apenas se você não tiver um ar condicionado.
Advertisement
Pxhere

Pxhere

  • Microondas: se reparar, o visor deste aparelho está permanentemente ligado e mostra as horas ao longo do dia. Quando você não o estiver usando, no entanto, é melhor desligá-lo! Uma pequena economia que, somada a outros cuidados, pode reduzir seus custos.
  • Multiplicador de tomadas com interruptor: usando um desses, você pode desativar rapidamente vários dispositivos ao mesmo tempo que, caso contrário, ficariam em standby.
  • Impressora: sempre desligue após o uso. Não só os custos de energia serão reduzidos, mas os cartuchos (se você tiver esse tipo de impressora) também terão uma vida útil mais longa e você economizará algum dinheiro.
  • Secadora: se você tiver uma, tente limitar seu uso para manter a conta baixa. Se tem sol lá fora e você tem a possibilidade de pendurar suas roupas em um varal, prefira essa opção... sempre.

Pequenas dicas para economizar um pouquinho todos os dias!

Advertisement