Em um mundo de destros, os canhotos continuam a ter qualidades excepcionais

por Roberta Freitas

26 Dezembro 2021

Em um mundo de destros, os canhotos continuam a ter qualidades excepcionais
Advertisement

No passado, os canhotos tiveram que lutar contra os preconceitos das pessoas em relação a essa peculiaridade, embora não estivessem fazendo nada de errado. Em um mundo onde 90% da população faz suas principais ações com a mão direita, os canhotos são uma minoria. Ao mesmo tempo, porém, muitos estudos científicos têm mostrado que os canhotos devem ser valorizados e que claramente não há nada neles a ser "corrigido", apesar do fato de que o mundo gira muito de acordo com os destros. Assim, mães ou avós não se assustem se virem que seu filho ou neto começa a usar a mão esquerda para fazer gestos simples como segurar uma garrafa ou uma caneta para rabiscar: os canhotos são dotados de qualidades excepcionais!

Advertisement
Flickr / Stuart Richards

Flickr / Stuart Richards

Em primeiro lugar, os canhotos parecem ser capazes de usar os dois hemisférios do cérebro de forma mais eficiente, mas em particular o direito, onde a criatividade e a imaginação estão mais presentes. Em suma, os canhotos tendem a ser mais criativos do que o normal porque é justamente no hemisfério direito que ocorre o pensamento criativo e não é de estranhar que muitas personalidades ilustres, também pertencentes ao mundo da música e do entretenimento, bem como vários presidentes dos Estados Unidos, sejam canhotos. Alguns nomes ilustres do passado e do presente, como Ludwig Van Beethoven, Bob Dylan ou Nicole Kidman e Angelina Jolie, são canhotos.

O esporte também é um campo no qual os canhotos podem se sobressair: muitos deles se tornam fantásticos jogadores de beisebol ou futebol, enquanto muitos outros praticam tênis, esgrima ou mesmo boxe.

Advertisement
Flickr / Julie Kertesz

Flickr / Julie Kertesz

Como se isso não bastasse, os canhotos podem gozar de melhor saúde, pois parecem ter menos probabilidade de sofrer de úlceras ou artrite. Isso foi estabelecido por um estudo publicado na revista científica Laterality. Aparentemente, o DNA dos canhotos pode oferecer proteção extra contra essas patologias.

Finalmente, os canhotos desenvolvem o que é chamado de "pensamento divergente", que também pode ser traduzido como "pensar fora da caixa", ou a capacidade de gerar ideias criativas explorando diferentes soluções possíveis. Enquanto as pessoas destras dividem o problema em várias partes e os enfrentam um de cada vez, as canhotas tendem a analisar o problema como um todo.

O ator Keanu Reeves também é canhoto!

O ator Keanu Reeves também é canhoto!

Wikimedia

Ser canhoto está longe de ser tão ruim quanto se pensava, então não desanime se você notar que seu filho tende a usar a mão esquerda para escrever ou agarrar objetos. Ele será uma pessoa de sucesso e, muito provavelmente, um criativo!

Advertisement