Proíbe que os funcionários assumam compromissos após o trabalho: "posso precisar de vocês a qualquer momento"

por Roberta Freitas

17 Dezembro 2021

Proíbe que os funcionários assumam compromissos após o trabalho: "posso precisar de vocês a qualquer momento"
Advertisement

Se você trabalha em tempo integral, certamente já deve ter ouvido de muitas pessoas a pergunta: "o que você faz depois do trabalho?". Muitos vão responder que depois do trabalho gostam de reservar um tempo para fazer as tarefas domésticas, sair com os amigos, fazer esporte, estar com a família ou simplesmente relaxar, e com razão. No entanto, existem empresas que exercem muita pressão sobre os seus colaboradores, incentivando-os a não se comprometerem fora do expediente, pois podem ser úteis para a empresa. Atitude de exploração que, em alguns casos, deve ser denunciada.

via Reddit

Advertisement
treegreezer/Reddit

treegreezer/Reddit

Um funcionário anônimo postou no Reddit o screen shot de uma mensagem privada recebida de seu chefe; parece que o autor da postagem trabalha como empregado de uma empresa que faz entregas de pizza em casa. O homem disse que seu chefe havia insistido com ele e outros colegas para não assumirem compromissos ou fazer planos após o expediente, porque ainda poderiam ser úteis para ele. Se não tivessem aceitado essa cláusula, eles teriam até mesmo corrido o risco de serem demitidos.

Felizmente, o autor do post do Reddit publicou a mensagem do patrão na íntegra com o pedido absurdo: "A partir de agora recomendo que você só faça planos nos dias em que não estiver trabalhando. Se o restaurante precisar de você mesmo depois do horário comercial, vou mantê-lo aqui comigo. Os entregadores também precisam ter seus telefones celulares carregados o tempo todo. Se a bateria do seu telefone estiver prestes a acabar, você pode pedir um carregador emprestado a qualquer pessoa".

Advertisement
Starlit Beaches/Flickr - Not The Actual Photo

Starlit Beaches/Flickr - Not The Actual Photo

Obviamente, os usuários do Reddit que leram a longa postagem do funcionário anônimo ficaram do lado dele e dos colegas; entre aqueles que disseram que "esta pessoa não é sua dona e não pode forçá-lo a trabalhar depois do seu turno. Você conhece a lei, não deixe que eles te tratem dessa maneira. Se te demitir depois que você defendeu seus direitos, ligue para um advogado e o processe", e outros que se irritaram, "eles não podem obrigá-lo a ficar além do seu horário de trabalho. Guarde as mensagens que ele lhe enviou, denuncie a empresa e ameace processá-los", todos tiveram palavras de apoio e compreensão com o funcionário.

E você, que ideia você tem? Na sua opinião, o patrão tem razão em pedir antecipadamente a disponibilidade fora do horário de trabalho ou pode ser considerado “abuso de poder”?

Advertisement