"Insira uma moeda na tomada": o perigoso desafio que Alexa propôs a uma menina de 10 anos

por Roberta Freitas

02 Janeiro 2022

"Insira uma moeda na tomada": o perigoso desafio que Alexa propôs a uma menina de 10 anos
Advertisement

A tecnologia avançou enormemente nos últimos 10 anos, basta pensar que hoje podemos ativar uma inteligência artificial para nos ajudar apenas usando um comando de voz. Podemos acender e apagar as luzes da casa, operar alguns eletrodomésticos, ouvir as notícias e muitas outras atividades domésticas que antes tínhamos que fazer manualmente. Nos anos 60 ou 70 esses avanços só eram imaginados nas histórias de ficção científica onde, em todo caso, sempre foi enfatizado que a inteligência das máquinas nunca poderia atingir verdadeiramente a inteligência humana, causando um perigoso curto-circuito na história.

O episódio que viu como protagonista uma menina inglesa de 10 anos e Alexa, a famosa assistente vocal da Amazon, nos faz refletir sobre o quanto o ser humano já foi longe no uso da inteligência artificial.

via BBC

Advertisement

No Reino Unido, a notícia de que Alexa propôs um desafio perigoso a uma menina de 10 anos causou sensação. O que aconteceu? A mãe da menina, Kristin Livdahl, disse que ela e sua filha estavam praticando alguns exercícios físicos desafiadores em casa para fazer ginástica. A menina teria pedido a Alexa outro desafio, para continuar a se divertir, mas a famosa assistente de voz da Amazon propôs "um desafio encontrado na web" realmente assustador.

Advertisement
Pixabay / Not the actual photo

Pixabay / Not the actual photo

A mãe relatou em um post no Twitter o que Alexa propôs: "insira um carregador de smartphone até a metade da tomada e depois toque nos polos expostos com uma moeda". Este é o chamado "Desafio Penny", um desafio muito perigoso nascido no TikTok e outras redes sociais. Um desafio, se é que se pode chamar assim, que colocaria a criança em perigo e poderia ter causado não só um forte choque, mas também um curto-circuito com o consequente incêndio. Felizmente, mamãe estava lá e imediatamente gritou: "Não, Alexa, não". Apesar de tudo, a mãe também destacou que a filha nunca teria se prestado a tal desafio, mas isso não tira o perigo potencial que a pequena corria.

Flickr /Tony Webster / Not the actual photo

Flickr /Tony Webster / Not the actual photo

A Amazon foi rápida em se desculpar e limpar o Desafio Penny de Alexa. Além desse desafio absurdo, outros desafios potencialmente perigosos também foram excluídos da pesquisa.

Um episódio que nos faz refletir sobre como, a cada dia, colocamos nossas vidas nas mãos de máquinas, mas como estas, infelizmente, não sejam tão infalíveis. Devemos sempre manter a nossa atenção alta, principalmente quando se trata de proteger os nossos filhos.

Advertisement