O filho não quer dividir seus brinquedos com 6 crianças desconhecidas e a mãe o defende: "pode dizer que não"

por Roberta Freitas

31 Maio 2022

O filho não quer dividir seus brinquedos com 6 crianças desconhecidas e a mãe o defende: "pode dizer que não"
Advertisement

Os pais certamente devem ter notado que seus filhos pequenos, em algum momento, muitas vezes repetem a frase "isto é meu!" ou simplesmente, "é meu!", especialmente em referência a algum brinquedo. Essa é uma fase que dura até cerca de 3 anos, em que cada pai deve tentar ensinar ao seu filho o significado da partilha. Embora esse seja um dever essencial de todos os pais, para que a criança não desenvolva comportamentos egoístas no futuro, também é verdade que isso não significa sempre e em qualquer caso compartilhar todos os nossos bens com os outros. Uma mãe causou muita discussão, tanto no sentido positivo quanto no negativo, após publicar um post no Facebook em que defendia o filho pequeno que não queria dar seus 3 brinquedos a 6 crianças desconhecidas, encontradas no parquinho.

via Facebook / Alanya Kolberg

Advertisement

MY CHILD IS NOT REQUIRED TO SHARE WITH YOURS. As soon as we walked in the park, Carson was approached by at least 6...

Pubblicato da Alanya Kolberg su Mercoledì 19 aprile 2017

No post, a mãe de Carson explica claramente como os eventos se desenrolaram: "assim que chegamos ao parque, Carson foi abordado por pelo menos 6 crianças, que pediram a ele que compartilhasse com eles seu transformer, um boneco de Minecraft e um caminhãozinho. Carson estava visivelmente desconfortável e instintivamente apertou os brinquedos contra o peito enquanto as crianças tentavam agarrá-los. Ele olhou para mim e eu disse: 'Você pode dizer não a ele, Carson. Apenas diga não. Você não precisa dizer qualquer outra coisa'".

Pense nisso por um momento: você não se sentiria "atacado" também se estranhos quisessem suas coisas, apenas em nome do princípio do compartilhamento? Mamãe continuou sua história: "é claro que, assim que ele disse não, as crianças vieram me contar tudo sobre Carson não compartilhar nada. Eu disse a eles: 'ele não precisa compartilhar com vocês. Ele disse para vocês que não. Se ele quiser emprestar algo para vocês, ele vai emprestar'".

Com tal resposta, a mãe ganhou o olhar dos outros pais que estavam no parque, mas ela mesma passou a sustentar sua tese: "se eu, adulta, vou ao parque comer um sanduíche, sou obrigada a dividir o meu sanduíche com estranhos do parque? Não!".

Advertisement
Pexels / Not the actual photo

Pexels / Not the actual photo

Em suma, esta mãe atacou quem a olhava mal e a criticava na hora, pois não foi o filho que foi rude em não compartilhar, mas sim as 6 crianças desconhecidss que pediram para receber algo que não pertencia a elas, apesar do fato de que o legítimo proprietário estivesse claramente inquieto. A mãe então ressaltou a necessidade de ensinar seus filhos não apenas a compartilhar como crianças, mas a saber dizer não: ela mesma afirma conhecer muitas pessoas que não sabem dizer não e não sabem impor limites, mesmo quando se trata de seu próprio bem-estar.

Carson, no entanto, tinha ido ao parque conhecer a filha da amiga de sua mãe e queria surpreendê-la com seus três brinquedos favoritos. É por isso que ele não queria compartilhar seus jogos com outras crianças desconhecidas. De qualquer forma, ninguém deve se sentir obrigado a compartilhar tudo o que tem com os outros, sempre e em qualquer caso.

Advertisement