Dois homens se beijam na praia e são retirados dali: "não na frente das crianças"

por Roberta Freitas

26 Agosto 2022

Dois homens se beijam na praia e são retirados dali: "não na frente das crianças"
Advertisement

O caminho para os direitos lgbtqia+ ainda parece ser muito longo, especialmente em alguns países que são mais relutantes em aceitar relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em todo caso, toda constituição democrática que se preze estabelece a proibição absoluta de discriminação com base em certas características; no entanto, a orientação sexual das pessoas ainda parece ser um tema bastante debatido e longe de estar desvinculado de qualquer forma de discriminação. Um exemplo marcante ocorreu na Itália, em uma praia, onde um casal homossexual foi retirado do balneário onde estavam hospedados, devido a um beijo que os dois homens teriam trocado. Como você pode imaginar, o episódio causou bastante controvérsia.

via Facebook / Antonio Mazzeo

Advertisement
Flickr / Marco Assini / Not the actual photo

Flickr / Marco Assini / Not the actual photo

Dois homens decidiram passar um dia à beira-mar em um estabelecimento balneário em Pisa, na Toscana, alugando um guarda-sol e duas espreguiçadeiras. Nada de incomum: ambos estavam ansiosos para passar um dia relaxante, não fosse o mau rumo que a história tomou após um beijo que os dois teriam trocado. Oficialmente, os dois homens foram convidados a deixar a praia porque estava "fechando", mas além deles, ninguém mais tinha saído de suas cadeiras. "Só disseram para nós sairmos e muitas outras pessoas continuaram a ficar na praia", sublinhou o casal envolvido no episódio. Quando os dois pediram explicações ao proprietário do local, ele disse que "certas atitudes diante das crianças não são boas": "se quiserem fazer certas coisas podem ir à praia livre e ficar lá a noite toda", teria então acrescentado o salva-vidas.

Advertisement
Pexels / Not the actual photo

Pexels / Not the actual photo

Infelizmente, não é a primeira vez que ocorre uma discriminação deste tipo: "estes episódios são cada vez mais frequentes mesmo nas estâncias balneares de Versilia", comentou o proprietário de um estabelecimento de Viareggio, "eu no meu estabelecimento tenho vários casais homossexuais que foram discriminados em outras praias e que reclamam que há cada vez menos tolerância. A minha, Alhambra, sempre foi gay friendly".

É muito triste que em um país democrático como a Itália pareça que se perca cada vez mais o sentido da tolerância e da civilização, em favor de uma discriminação cada vez mais fácil e, portanto, preferível contra as categorias mais fracas ou, em todo caso, menos protegidas. E também é muito triste que, diante de dois homens que expressam o seu amor, existam tais reclamações, enquanto diante de graves episódios de violência nem um dedo se move.

Advertisement