Jovem de 19 anos dá seus meio-irmãos em adoção e se muda com a irmã mais nova para ter um futuro melhor: "estou errada?"

por Roberta Freitas

17 Agosto 2022

Jovem de 19 anos dá seus meio-irmãos em adoção e se muda com a irmã mais nova para ter um futuro melhor: "estou errada?"
Advertisement

Existem situações familiares muito complicadas em todo o mundo e, embora você sempre tente fazer a escolha certa, é preciso distinguir entre o que é necessário e o que é certo. Uma garota de 19 anos explicou sua situação aos usuários do Reddit, na esperança de obter alguns conselhos. A menina tem uma irmã de 6 anos e muitos outros meio-irmãos e irmãs que são fruto das diferentes relações de seus pais. Desde que os pais decidiram se separar, a jovem continuou sendo o único ponto de referência para todas essas crianças entre 6 e 15 anos. No entanto, ela não sente vontade de abrir mão de seu futuro para assumir responsabilidades que não são suas e optou por ir embora, levando apenas sua irmã de 6 anos com ela. As outras crianças foram dadas aos serviços sociais.

via Reddit

Advertisement
Pexels / Not the actual photo

Pexels / Not the actual photo

A jovem disse que sua situação familiar nunca foi particularmente boa ou estável, mas que recentemente chegou a um ponto sem volta: "minha mãe e meu padrasto estarão longe por muito tempo e todos parecem estar com pressa de encontrar um lar para todas essas crianças. Eu sou a única com mais de 18 anos, então todo mundo quer que eu faça isso. Eu não quero". O problema é que a menina teve a grande oportunidade de poder deixar o estado e se mudar para a casa da avó, que lhe ofereceu ajuda e também o dinheiro para poder continuar estudando. Junto com ela, a menina levou sua irmã de 6 anos, com quem conseguiu se mudar sem problemas, dado o grau de parentesco muito próximo e a vontade explícita dos pais que a tornaram sua tutora. As outras crianças, no entanto, não podem deixar o estado, razão pela qual a menina se deparou com uma escolha difícil: deixar seus irmãos serem colocados em um orfanato e construir um futuro com sua irmãzinha, ou ficar presa para sempre em sua cidade sem possibilidade de crescimento pessoal.

Advertisement
Pexels / Not the actual photo

Pexels / Not the actual photo

"Sinto muito, mas ser forçada a ficar aqui destruiria meu futuro. Eu definitivamente poderia sobreviver, mas ficaria presa neste lugar horrível trabalhando por um salário de fome. Eu nunca poderia ter uma verdadeira vida. Fiz a escolha óbvia. As assistentes sociais tiveram a gentileza de providenciar tudo para que eu e minha irmã não estivéssemos na frente deles quando os buscassem, mas é claro que eles sabem exatamente porque est]ao em um orfanato agora”, explicou a menina. Quatro das oito crianças que têm o telefone começaram a importunar a menina com mensagens e ligações, perguntando com raiva como ela poderia tê-los mandado em um orfanato.

"Eu sabia que o sistema seria muito ruim para eles por causa de onde eles estão e sua idade, mas eu simplesmente não posso fazer isso", explicou a jovem, "não posso estragar tudo, esta é minha primeira chance ter uma verdadeira vida, até mesmo para minha irmãzinha, e sinto que devo isso a nós duas. Estou errada? As crianças e minha mãe pensam assim, minha avó acha que eu deveria ter 'feito alguma coisa', mas ela não sabe o que e ela não deixaria eles todos morarem em sua casa mesmo que pudesse. A única pessoa que não pensa mal de mim é minha irmã de 6 anos, que diz que 'gosta de silêncio', mas obviamente ela não conhece toda a história".

Esta é, sem dúvida, uma situação difícil, diante da qual não parece haver uma resposta certa ou errada. Os usuários do Reddit ficaram do lado da jovem e condenaram o comportamento dos pais em primeiro lugar: por outro lado, como deixar 8 filhos nas mãos de um jovem de dezenove anos que nem escolheu tê-los?

O que você acha disso?

Advertisement