Trabalha pela primeira vez aos 92 anos: "nunca tinha sentido esta sensação"

por Roberta Freitas

18 Março 2023

Trabalha pela primeira vez aos 92 anos: "nunca tinha sentido esta sensação"
Advertisement

Muitas vezes tendemos a pensar que quando chegamos à velhice não é mais possível realizar um projeto ou grande sonho, mas não há nada mais errado: basta ter força de vontade e iniciativa.

Sabe muito bem disso a dona Aspásia D'Avila, uma mulher brasileira que - na idade avançada de mais de 90 anos - entrou pela primeira vez no mundo do trabalho. Para ser mais preciso, Aspasia decidiu mudar de vida em 2019, aos 92 anos, porque - depois de criar filhos e netos - seu cotidiano havia se tornado um pouco monótono demais.

via Estadao

Advertisement

Um dia, sua neta Fabiana mostrou a ela uma figura religiosa feita com um tipo particular de tricô chamado amigurumi: fascinada por essa técnica japonesa, ela decidiu aprender a fazer ela mesma esse tipo de boneca por ocasião da primeira comunhão de seu bisneto. Junto com a filha, criou uns anjinhos e seu resultado emocionou todos os convidados que perguntaram se ela também fazia esse tipo de trabalho mediante pagamento. A mulher, portanto, optou por "arredondar" pedindo uma pequena taxa, mas logo se tornou uma verdadeira fonte de renda. "Com certeza não esperava tanto sucesso! Sou viúva e vivo da minha pensão, então sempre tive a ajuda financeira de um filho, mas agora não preciso mais dela. A sensação de ter meu próprio dinheiro foi de muita liberdade", comentou a velha.

"Durante toda a minha vida, cuidei da casa e do meu marido e filhos. Fiz bicos porque precisava preencher meu tempo, além de ler e fazer hidroginástica. Nunca pensei em trabalhar, meu marido não aceitaria. Hoje vejo outro tipo de vida para as mulheres: acho maravilhosa a independência da minha neta Fabiana", disse Aspásia.

Advertisement

Encantada com o sucesso da avó, Fabiana abriu uma conta nas redes sociais para divulgar suas bonecas e também lá Aspásia obteve sucesso estrondoso: "a procura está aumentando. Não dá. Já chamei três ajudantes", declarou. A avó também tem recebido encomendas fora do Brasil: ela acredita já ter vendido mais de 700 bonecas no Canadá e também em Portugal.

“Tenho muito orgulho do meu trabalho. Vejo as pessoas me agradecendo, me mandando mensagens e isso me deixa muito feliz”, disse Aspásia. Uma mulher como ela é a prova viva de que nunca é tarde para realizar seus sonhos.

Advertisement