Este homem come comida vencida para provar que ainda está boa, e o resultado é preocupante

por Roberta Freitas

24 Maio 2023

Este homem come comida vencida para provar que ainda está boa, e o resultado é preocupante
Advertisement

Quando cada um de nós vai ao supermercado fazer as compras, a primeira coisa que olhamos nos produtos que escolhemos para comprar é certamente o prazo de validade. Levar alimentos frescos ou embalados de alguns dias atrás seria a melhor coisa, para que possam ser guardados por um período de tempo suficiente, tê-los disponíveis quando necessário e sem ter que correr de volta para uma loja depois de alguns dias.

Todos sabemos, porém, que alguns alimentos podem durar mais, enquanto outros devem necessariamente ser consumidos em pouco tempo para não correr o risco de ter que jogá-los fora. Isso não só para nos proteger do ponto de vista da saúde, mas também para evitar o desperdício. No entanto, há quem tenha tentado de todas as formas demonstrar que as datas de validade são "indicativas" e que alguns alimentos podem ser consumidos muito além do dia indicado.

via Insider

Advertisement

Gavin Wren é um especialista em alimentos que constantemente publica conteúdo em seus canais de rede social e que gerou muitos debates devido a suas opiniões sobre as datas de validade dos alimentos. Este inglês está firmemente convencido de que não se deve ser muito influenciado pelas indicações dos fabricantes e que muitos alimentos podem ser consumidos mesmo após o prazo de validade.

“Estava pensando em uma forma de ajudar as pessoas com relação ao desperdício de alimentos – disse o influencer – Não é correto jogar fora comida que tecnicamente ainda está boa só porque uma data manda fazer isso”. Consideração que parece ter convencido alguns, deixando muitos outros perplexos.

Pensar em beber leite 41 dias após a data de validade, ou queijo meses e meses após a abertura, ou iogurte 43 dias depois com mofo começando a se formar na tampa não é coisa de todo mundo, mas Gavin argumenta que ele fez isso e que não teve consequências. Aparentemente, ele consumiu esses e muitos outros alimentos vencidos que não lhe causavam nenhum problema de saúde e, na verdade, tinham um gosto bom.

Advertisement
Gavin Wren/Instagram

Gavin Wren/Instagram

Apenas uma vez o homem teve repercussão por esse seu hábito: comeu um pouco de espinafre e isso lhe causou algum desconforto. Apesar de tudo, nunca parou e está cada vez mais convencido de que esta sua técnica ajuda a moderar o desperdício alimentar e ajuda as pessoas a pouparem muito dinheiro nas compras.

A sua é uma escolha que faz pensar, discutir e que certamente não pode ser seguida sem os devidos cuidados. Comer algo vencido não é saudável e, se você decidir fazê-lo, deve pensar em como foi armazenado e a que categoria de alimento pertence. Por isso, recomendamos sempre que continue a prestar atenção nas indicações de cada embalagem e a ter cuidado com o que escolhe comer.

O que você acha disso?

Advertisement