Nesta imagem de 1900 há um detalhe muito perturbador: você consegue encontrá-lo?

por Roberta Freitas

23 Julho 2023

Nesta imagem de 1900 há um detalhe muito perturbador: você consegue encontrá-lo?
Advertisement

Desde o início de sua aparição, as fotografias desempenharam um papel muito importante na história do mundo. Desde que foi descoberta a possibilidade de as criar, se tornaram fundamentais para testemunhos históricos, mas também para todos aqueles que quiseram eternizar um momento preciso da sua vida ou de um ente querido. E se no início eram algo reservado exclusivamente às casas nobres, com o tempo se tornaram acessíveis a todos.

Hoje em dia tirar uma é muito simples, assim como editá-las, mas antes não era tão simples e você até tinha que posar por muito tempo antes de conseguir uma. Predominantemente em preto e branco, as fotos vintage são muito fascinantes e representam uma memória do passado. Você já encontrou algumas particulares e muito antigas, talvez em um sótão ou na casa de uma avó?

via The Sun

Advertisement

O detalhe perturbador...

Aconteceu com Lynda, uma cidadã irlandesa. A mulher encontrou uma foto antiga de sua avó em um sótão. Algo bastante comum, não fosse um detalhe perturbador. A foto, tirada em 1900, mostra 13 mulheres lado a lado. Colegas de trabalho e trabalhadores da mesma fábrica de linho em Belfast, as protagonistas desta foto perturbadora, posam todas com os braços cruzados na frente da lente. Uma posição que deve trazer à tona imediatamente o detalhe estranho.

A foto, desde que foi publicada pela primeira vez, literalmente viajou ao redor do mundo. Pena que nem mesmo o observador mais perspicaz tenha conseguido dar uma explicação lógica para o detalhe de perturbador ali presente. Você notou ele? Vamos dedicar mais alguns instantes para observar a foto original, antes de prosseguir com a revelação do detalhe.

Advertisement
Nesta imagem de 1900 há um detalhe muito perturbador: você consegue encontrá-lo? - 2

E aqui está a solução. Se olharmos atentamente para o lado direito da foto, onde a última garota está no canto inferior direito, podemos ver logo acima do ombro uma mão que parece sair do nada. Por que do nada? Por uma simples razão. Como dissemos, todas as trabalhadoras posam com os braços cruzados, por isso não está claro qual delas poderia ter colocado a mão em cima do ombro.

Um detalhe preocupante, especialmente se você considerar que a jovem Ellen Donnelly é realmente a avó de Lynda, e que, segundo as histórias desta última, sua família não é nada nova em episódios fantasmagóricos que continuaram mesmo depois que a foto foi encontrada.

O mistério já dura mais de um século e ainda não encontrou uma solução lógica. Que explicação você daria para interpretá-lo e torná-lo "normal"?

Advertisement