Há um estranho filamento branco nos ovos crus: o que é?

por Roberta Freitas

11 Julho 2023

Há um estranho filamento branco nos ovos crus: o que é?
Advertisement

Quem não conhece os ovos, não os compra e não os consome nas diversas formas como podem ser apreciados? Um alimento bom e muito importante na dieta de todos nós, rico em proteínas e pobre em calorias, que representa uma solução simples e imediata até para quem não sabe cozinhar, mas não quer abdicar de algo saboroso.

Bem, todos nós sabemos que as principais partes que compõem o ovo são duas: a clara e a gema. Mas você já notou um pequeno filamento branco que aparece ocasionalmente quando esse alimento se desprende da casca e ainda está cru? Se você nunca percebeu e não sabe o que é, está na hora de descobrirmos juntos.

via My Recipes

Advertisement
Pxfuel - Not the actual photo

Pxfuel - Not the actual photo

Frito, mole, como omelete, mexido e de muitas outras formas e receitas, o ovo é a base de qualquer tipo de dieta e, devemos admitir, é excelente para ser apreciado acompanhando-o a muitos outros alimentos. Para consumi-lo, obviamente, é preciso libertá-lo da casca. Feita esta operação e se o ovo ainda estiver cru, poderá notar uma mancha branca, um filamento que é maior que a gema e o albúmen.

Durante anos, esta parte do ovo teve muitas interpretações, desde os que a consideravam o cordão do pintinho ainda não nascido, até os que a viam como uma espécie de veio do próprio alimento. Na realidade, não é nada disso e tem uma função muito específica.

Advertisement
Pxhere - Not the actual photo

Pxhere - Not the actual photo

Conhecido pelos especialistas como chalaza, o filamento retorcido do albúmen tem a função de ligar a gema à membrana interna da casca, garantindo que a parte vermelha do ovo não se rompa antes de sua abertura. Cada um tem dois dentro, de modo a manter a ligação com a parte superior e inferior da casca.

Esses fios são particularmente visíveis em ovos frescos e indicam a qualidade deste produto. Na ausência deles, de fato, o ovo pode perder a qualidade e não ser mais tão bom de consumir. Sem falar que são totalmente comestíveis, não precisam ser retirados antes de consumir e, depois de cozidos, ficam um todo indefinido com o restante da clara do ovo e você nem vai vê-los novamente.

Você já notou esses filamentos em ovos, sabia o que eram e qual era o nome deles?

Advertisement