O que acontece com os alimentos apreendidos no aeroporto? Aqui está a resposta para essa pergunta

por Roberta Freitas

24 Agosto 2023

O que acontece com os alimentos apreendidos no aeroporto? Aqui está a resposta para essa pergunta
Advertisement

A maioria das pessoas adora viajar, ter novas experiências, visitar lugares lindos e conhecer homens e mulheres de outras culturas. Viajar pelo mundo significa ampliar os pontos de vista e ser um indivíduo de mente aberta. Para isso, obviamente, é necessário utilizar um meio de transporte, principalmente se o destino escolhido for muito distante do local onde você mora. O meio preferido nesses casos, devido à velocidade, é o avião. Sabemos bem, porém, que tomar um significa respeitar muitas regras.

Entre elas é sabido que não podem ser introduzidos líquidos (com mais de 100 ml, na maioria dos casos) a bordo da aeronave, mas como nos comportamos com os alimentos? Algumas especialidades são apreendidas porque não podem passar de um país para outro, mas poucos sabem o que acontece com essas comidas. Vamos descobrir juntos.

via Great Big Story

Advertisement
Wayan Vota/Flickr - Not the actual photo

Wayan Vota/Flickr - Not the actual photo

Muitas pessoas se mudam todos os anos. As viagens que se realizam não são apenas de lazer, mas também de trabalho ou outras necessidades. Quem viaja com frequência, principalmente de avião, sabe bem que existem muitas orientações a ter em conta para evitar ser parado nos controles, mas poucos sabem que, além dos líquidos, alguns alimentos também são proibidos para transporte. Os motivos para isso acontecer são muitos, mas a dúvida que talvez muitos tenham é: o que acontece com os alimentos depois de apreendidos?

Para muitos são os agentes que os consomem mais tarde, mas na realidade não é assim e os alimentos têm um destino completamente diferente. Vamos ver qual é.

Advertisement
Pxhere - Not the actual photo

Pxhere - Not the actual photo

Em um vídeo publicado na web e realizado no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, Estados Unidos, esse tema é abordado e explicado. Na verdade, nem todos sabem que o transporte de alimentos nem sempre é permitido, principalmente em alguns países. Os alimentos mais comumente bloqueados nos controles antes do embarque são frutas, vegetais, mas também alguns tipos de laticínios e temperos diversos. Os motivos estão ligados às regras que cada nação possui e devem ser rigorosamente respeitadas.

Mas uma vez apreendidos, que destino terão estes produtos? Nas imagens é uma despachante aduaneira, Ellie Scaffa, quem explica.

Se o pensamento comum é que, uma vez deixado de lado, há quem o consuma, estamos no caminho errado. Nenhum agente ou outro funcionário do aeroporto jamais ficará em posse dos alimentos, mas eles terão um destino comum e nada positivo.

Na verdade, uma vez que são reunidos, são inseridos dentro de uma máquina para sua destruição definitiva. Numa mistura não homogênea, os alimentos são completamente destruídos. Para evitar esse desperdício, portanto, é sempre bom se informar sobre o que você pode ou não transportar de um país para outro antes de colocar qualquer coisa na mala, para depois ter que jogar fora.

Você já sabia a resposta para essa curiosidade ou só soube agora?

Advertisement