Mochilas muito pesadas: quais são os riscos para as crianças? Os especialistas respondem - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Mochilas muito pesadas: quais são os…
No amor, muitas vezes A morte não é nada: a linda poesia que nos ensina a superar uma grande perda

Mochilas muito pesadas: quais são os riscos para as crianças? Os especialistas respondem

Por Roberta Freitas
1.155
Advertisement

Sofrer de dor nas costas se tornou, infelizmente, um problema bastante comum, não só para os adultos, mas também para crianças em idade escolar. De fato, os muito jovens são forçados a carregar mochilas muito pesadas 5 ou 6 dias por semana durante 9 meses e por pelo menos 8 anos. Essa fadiga nas costas pode levar a sérias conseqüências na coluna. Algumas instituições de saúde explicam o que acontece com as costas dos pequenos quando são sobrecarregadas e as regras a serem aplicadas para prevenir a dor.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a dor nas costas é a principal causa de incapacidade no mundo e estima que 1 em cada 3 crianças sofrem com isso. Um dado preocupante que é confirmado por um estudo realizado pelo Instituto de saúde da coluna vertebral: 33% das crianças entre 11 e 14 anos têm problemas nas costas. Especialistas explicam que a origem deve ser procurada nas mochilas pesadas, que eles carregam em seus ombros diariamente. De fato, o peso excessivo provoca um aumento na compressão e na curvatura do disco lombar, bem como fadiga muscular. Além disso, até o modo de carregar a mochila inadequadamente pode levar a repercussões na saúde das costas e dos ombros.

Para tentar evitar problemas nas costas, primeiro você precisa levar as mochilas e bolsas em maneira correta. Portanto, nunca as leve na mão ou em um ombro só, para evitar a distorção na parte central e inferior das costas, e curvaturas na parte superior (ombros e pescoço). Se você usa bolsas de ombro, é bom alternar os ombros, em modo que não haja muita fadiga em um dos dois. Também é importante fazer alguns exercícios físicos para fortalecer todos os músculos das costas. Além disso, você pode tomar algumas pequenas medidas para evitar que a mochila fique muito pesada. Aqui estão algumas:

  1. Escolha uma mochila com alças e costas acolchoadas.
  2. Organize bem os objetos dentro das mochilas. Os mais pesados devem ser colocados perto do centro das costas, de modo a equilibrar o peso em toda a coluna.
  3. Leve com você apenas as coisas de que precisa e não as supérfluas.

A regra de ouro permanece, no entanto, sempre consultar um médico quando tiver problemas de dor nas costas, especialmente quando são os pequenos a sofrerem. 

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado