O que é a "gato-terapia" e quais são os seus benefícios para a nossa saúde física e mental

por Roberta Freitas

25 Dezembro 2018

O que é a "gato-terapia" e quais são os seus benefícios para a nossa saúde física e mental
Advertisement

Poderíamos dizer que, se o melhor amigo do homem é o cachorro, seu melhor terapeuta é o gato. Tanto é assim que podemos falar sobre a gato-terapia, um tratamento contra problemas de ansiedade, estresse e depressão.

Esses animais tão orgulhosos, independentes, mas também engraçados e carinhosos, parecem ter um impacto positivo em nosso bem-estar físico e mental.

Especificamente, a terapia com gatos melhora a qualidade de vida através destes 5 benefícios para o seu dono.

via lamenteesmaravillosa.com

Advertisement
pixnio

pixnio

1. Melhore os sintomas de depressão e estresse. Os gatos melhoram a saúde daqueles que sofrem de estresse, ansiedade e depressão. Na verdade, os ronrones são muito relaxantes, estimulam a concentração e criam um ambiente acolhedor.
2. Eles fazem companhia. O gato é um excelente remédio contra a solidão. Ele ama sua independência, mas muitas vezes quer ser abraçado, brincar e receber atenções: ele pode retribuir com muita simpatia e afeição.
3. Eles são favoráveis para pessoas com Alzheimer, autismo e TDAH. Gatos são frequentemente usados como terapia complementar em pacientes afetados por essas doenças. Apesar da ausência de evidências científicas a esse respeito, são conhecidos milhares de casos em que a presença de gatos melhorou a qualidade de vida dessas pessoas.

Advertisement
 Marta Markes/unsplash

Marta Markes/unsplash

4. Responsabilidade para as crianças. Através de um gato, as crianças aprendem a cuidar de um animal - e em qualquer caso de outro ser vivo - e se acostumam a alimentá-lo, educá-lo e brincar com ele. É importante, no entanto, conversar com as crianças para explicar a importância dessas tarefas, as responsabilidades que delas decorrem, fazendo com que elas também entendam que os gatos não são brinquedos e devem ser respeitados.
5. Eles não precisam de muito cuidado. Gatos geralmente sabem como cuidar de si mesmos: eles amam sua independência, eles estão sempre limpos o suficiente - eles dedicam grande parte do dia a essa atividade! - e eles não têm que ser levados para passear para fazer as suas necessidades - mas eles têm o seu próprio "banheiro", que é o recipiente com uma caixa de areia. Além das vacinas e da comida, os gatos pedem algumas carícias - e um um lugarzinho na poltrona. ;)

Advertisement