Um pai irascível pode influenciar negativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus filhos

por Roberta Freitas

27 Dezembro 2018

Um pai irascível pode influenciar negativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus filhos
Advertisement

Os pais têm uma enorme influência sobre os filhos, tanto consciente como inconscientemente: até o humor dos adultos se reflete no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Isso significa que você precisa prestar muita atenção a estados de ânimo negativos - irritação, estresse, raiva: eles podem ter um efeito devastador sobre as crianças, especialmente quando elas vêm do pai. De acordo com Freud, na verdade, "nenhuma necessidade na infância é tão forte quanto a necessidade de proteção de um pai".

via psychologytoday.com

Advertisement
Guillermo Alonso/flickr

Guillermo Alonso/flickr

Os filhos de um pai irascível com o passar do tempo desenvolvem problemas de insegurança, angústia e estresse. Não apenas isso: mesmo em um nível cognitivo, emocional e lingüístico, o comportamento violento ou nervoso do pai deixará sinais profundos. Se a fase de maior vulnerabilidade das crianças estiver entre zero e três anos, essas emoções e ações negativas terão consequências ainda mais pesadas para as crianças. De fato, as crianças podem se sentir culpadas, como se fossem responsáveis ​​pela falta de controle emocional do pai. Isso gera ansiedade, uma condição que impede o aprendizado: na verdade, esse excesso emocional dificulta a concentração em outra coisa.

Ao mesmo tempo, um pai irascível e agressivo representa um modelo assustador para seus filhos: estes podem acabar imitando-o, ou permanecerem súcubos, tornando-se incapazes de controlar suas emoções. Isso também acaba se traduzindo em negativamente a nível escolar, aumentando a probabilidade de falhas. 

Advertisement
pixabay

pixabay

Para evitar uma influência negativa em seus filhos, é bom manter essas recomendações em mente:

  • Fortalecer o relacionamento com as crianças. Expressar seus sentimentos, medos, preocupações, desejos e sonhos cria um clima de confiança e promove o diálogo como um instrumento de controle emocional.
  • Ter espaços para si. As responsabilidades do trabalho e da família são importantes, mas também é essencial dedicar algum tempo para se divertir e relaxar, através de amigos e esportes, por exemplo.
  • Preste atenção a qualquer sinal de humor negativo, como estresse, depressão, angústia ou raiva. É bom agir a tempo de evitar que esses humores se degenerem.

Advertisement