"As tarefas domésticas não são só para mulheres": a lição de vida de uma mãe para seu filho

por Roberta Freitas

16 Dezembro 2021

"As tarefas domésticas não são só para mulheres": a lição de vida de uma mãe para seu filho
Advertisement

Vivemos em uma sociedade na qual sempre estivemos acostumados a uma divisão de tarefas muito precisa: os homens trabalham fora e as mulheres cuidam da casa. Felizmente, nas últimas décadas, as coisas mudaram e os estereótipos de gênero estão sendo demolidos diariamente. Cada pai escolhe o tipo de educação que quer dar a seus filhos, ensinando a eles uma série de valores importantes. Nikkole Ledda, por exemplo, é uma mãe que acredita fortemente que não há "tarefas" para mulheres e empregos para homens. Tarefas domésticas? Eles podem (e devem) fazer todos elas! É por isso que a mulher fez questão de apontar por que está ensinando o filho a fazer as tarefas domésticas: "não é uma coisa só para mulheres".

via Facebook / Nikkole Ledda

Advertisement

I teach my son to cook & do household chores. Why? Because household work isn't just for women. Because one day he might...

Pubblicato da Nikkole Ledda su Giovedì 6 ottobre 2016

Em uma postagem no Facebook, Nikkole explicou por que está trabalhando duro como mãe para ensinar seu filho a fazer algumas tarefas domésticas:

“Estou ensinando meu filho a cozinhar e cuidar do serviço doméstico. Por quê? Porque o trabalho doméstico não é só para mulheres. Porque um dia, talvez, ele vá morar sozinho, e ele saberá lavar roupa e não comer fora todas as noites. Porque um dia ele pode querer surpreender a pessoa que faz seu coração bater mais forte com uma boa refeição que preparou com suas próprias mãos. Porque um dia, talvez, quando ele tiver mulher e filhos, terá que fazer a sua parte em casa. Porque faço parte de uma geração de jovens que se arrependem da escola não ter nos ensinado a cozinhar, limpar e fazer as coisas burocráticas.

Porque ensinar meu filho a fazer todas essas coisas e ser um membro produtivo da sociedade, dentro e fora de casa, começa por mim. Porque sim, temos que deixar as crianças serem crianças, têm que aproveitar a infância... mas continua a ser importante e necessário dar a elas lições de vida. Meu filho nunca será "muito viril" para aceitar cozinhar, lavar pratos, passar a roupa ou limpar. Ele será o tipo de pessoa que sabe como trocar um pneu tanto quanto controlar como se um assado é cozido. Uma pessoa que saberá como separar bem a roupa e também como cortar a grama. Lembrem-se disso, queridos pais: um homem que acredita que não pode cozinhar ou limpar a casa simplesmente porque é homem é apenas uma criança que não aprendeu direito".

Advertisement

Nikkole também fez questão de destacar que seu filho, depois de fazer as tarefas domésticas, aproveita o merecido descanso no sofá, jogando videogame. Respeitar as brincadeiras das crianças e sua infância é fundamental, mas acreditamos que ensiná-las a serem futuros adultos responsáveis ​​é igualmente importante. O que você acha disso?

Advertisement