Tire o tablet do seu filho e dê para ele um instrumento musical - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Tire o tablet do seu filho e dê para…
Perder um cachorro pode partir o coração da mesma maneira que perder uma pessoa que gostamos Veja por que as mulheres de Capricórnio são as mais

Tire o tablet do seu filho e dê para ele um instrumento musical

3.959
Advertisement

Hoje, a tecnologia oferece às crianças e aos jovens jogos e passatempos cada vez mais complexos e cativantes. Videogames e tablets parecem fornecer estímulos muito mais elaborados para as crianças, capazes de contribuir para seu desenvolvimento intelectual e cognitivo. É o que muitos pais acreditam, talvez até levando em conta o fato de que, graças a esses dispositivos, seus filhos podem ficar quietos por horas. 

No entanto, seria melhor colocar em suas mãos qualquer instrumento musical que, segundo os especialistas, oferecem o melhor estímulo para as crianças. 

image: pixnio

O neuropsicólogo espanhol Alvaro Bilbao, em seu livro "O cérebro da criança explicado aos pais", explica como os dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones, não são, de maneira alguma, o melhor tipo de presente para uma criança. Ele argumenta que é melhor que ela aprenda a usar um instrumento musical, pois aumenta sua capacidade de raciocínio e concentração. É essencial que os pais saibam e façam as escolhas certas, porque "sem os pais, o potencial intelectual da criança não se desenvolve", diz Bilbao.

Em particular, um estudo publicado na revista Psychiatry Molecular argumenta que 50% da inteligência e habilidades cognitivas são determinadas por genes, e os 50% restantes dependem dos estímulos que são recebidos desde pequenos; Portanto, uma grande responsabilidade para os pais.

Bilbao esclarece o conceito com um exemplo: "Uma criança pode ter um potencial genético para atingir 1,90 metros, mas se os pais não o alimentarem bem, ele nunca chegará lá". Portanto, é importante não apenas a nutrição física, mas também intelectual. Nisso, os estímulos que a criança recebe nos primeiros 6 anos de vida são cruciais. Atividades ao ar livre e em grupo também devem ser incentivadas, assim como aulas de música.

Ainda de acordo com um estudo da Universidade de Toronto publicado na revista Psychological Science, o estudo da música está positivamente correlacionado com o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

Em geral, há muitas outras maneiras de incentivar o desenvolvimento cognitivo saudável dos próprios filhos: basta mantê-los longe dos dispositivos eletrônicos. 

Advertisement

Deixe um comentário!

x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado