Assertividade é saber dizer não quando necessário, sem ter medo de não agradar os outros - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Assertividade é saber dizer não quando…
Carta para as avós, que iluminam sempre o nosso caminho Veja o que acontece com o corpo de uma criança quando os pais gritam com ela

Assertividade é saber dizer não quando necessário, sem ter medo de não agradar os outros

1.279
Advertisement

Para controlar nossas próprias vidas é essencial saber dizer não. Caso contrário, o risco é fazer o que não queremos e sermos infelizes. Pode-se pensar que dizer não é típico de pessoas egoístas. Mas a assertividade é uma coisa diferente do egoísmo e muitas vezes é necessário estabelecer limites para não cair nas mãos de pessoas manipuladoras que fazem chantagem emocional.

image: pexels.com

Assertividade é a capacidade de expressar com clareza e determinação as emoções e opiniões sem ofender ou atacar o outro. Em suma, é saber dizer não quando necessário. A assertividade é um comportamento que permite agir de acordo com os próprios interesses, sem contornar os direitos dos outros; baseia-se na capacidade de avaliar de tempos em tempos quando é apropriado dizer sim e quando é necessário dizer não.

Como se reconhece uma pessoa assertiva?

image: pexels.com

Pessoas assertivas não têm medo de enfrentar discussões e desentendimentos e não sentem a necessidade de agradar os outros. Pessoas assertivas não acham que têm que ir contra suas necessidades para agradar os outros. Conscientes de seus valores e princípios de vida, elas não temem ser manipuladas para fazer coisas que não querem ou que estão em contraste com suas idéias.

Pelo contrário, aqueles que não são muito assertivos sacrificam seu bem-estar e muitas vezes seus valores porque têm medo da culpa e são inseguros. Muitas vezes, agradar os outros é uma maneira de se sentir aceito, mas as pessoas que podem dizer não precisam disso, porque se conhecem e aceitam o que são.

Advertisement
image: pexels.com

Ser assertivo não é para todos. Uma das maiores dificuldades em ser assertivo é o sentimento de culpa: você deve esquecer o sentimento de culpa quando se nega alguma aos outros. O medo de ferir os outros, ser indecoroso e mau deve ser superado simplesmente enfrentando-o.

Ter uma ideia clara do que você está disposto a fazer e do que não está, e com base em que valores dizer não, servirá para dar uma justificativa e uma explicação eficaz de sua decisão, com a certeza de que você agiu da melhor maneira possível.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado