Uma família não é só um laço de sangue: família é quem te procura e te apoia

por Roberta Freitas

25 Janeiro 2019

Uma família não é só um laço de sangue: família é quem te procura e te apoia
Advertisement

A família é sempre a família. O sangue do seu sangue. E quando falta o laço de sangue, é difícil realmente se sentir como uma família. Mas é mesmo assim? Eu cresci em uma grande família, com 10 tios e 20 primos. E tenho certeza de que para muitos de vocês é assim, porque nossas avós pertencem àquela geração onde dar à luz a mais de cinco filhos era normal. 

Se penso na minha família, não posso considerar todos, porque há tios, primos e parentes que nunca vi e conheci; então eu acho difícil considerá-los como verdadeiros membros da família.

Advertisement
unsplash

unsplash

Porque para mim família não significa apenas compartilhar sangue e DNA, mas também e acima de tudo compartilhar tempo e amor, passar momentos juntos e experimentar emoções. Não importa se nos vemos fisicamente, agora existem as tecnologias e as redes sociais, e manter contato é muito mais simples. Podemos ter filhos distantes, mas vê-los através de fotografias e, quando nos encontramos, é como se o tempo nunca tivesse passado. Vivemos "perto" uns dos outros, mesmo que de maneiras diferentes que antes.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Mas quando a família não quer compartilhar, quando não se preocupa com os filhos, quando se recusa e não te quer, dói e muito. Esse é o momento em que outro tipo de família pode ser encontrado, quando a palavra família assume um significado diferente. Há pessoas que, sem ter um vínculo de sangue, abrem a porta de sua casa e permitem que você entre em suas vidas e faça parte dela. Eles são amigos, aqueles que às vezes conhecem você mais do que seus primos te conhecem, aqueles que vêem seus filhos crescerem como se fossem seus tios naturais, aqueles que estão preocupados em saber se você precisa de alguma coisa e que estão lá, nos dias bons e ruins. Muitas vezes os amigos coincidem com os membros da família, muitas vezes as coisas ficam confusas, mas nem sempre é esse o caso.

Além da família biológica, existe uma família que você escolhe; aquele em que você permanece porque o enriquece, da mesma forma - e às vezes muito mais - do que a família de sangue.

Advertisement