Veja por que você não deve se sentir em culpa em acabar com relacionamentos com pessoas tóxicas

por Roberta Freitas

10 Fevereiro 2019

Veja por que você não deve se sentir em culpa em acabar com relacionamentos com pessoas tóxicas
Advertisement

Quase todos nós encontramos ou nos relacionamos com alguém que, com ou sem intenção, age apenas para satisfazer suas necessidades, um narcisista, um manipulador, uma "pessoa tóxica". Não importa quem seja, talvez um amigo, um membro da família ou um parceiro, não há razão para continuar retendo em sua vida alguém que só nos machuca.

Decidir remover uma presença prejudicial para o nosso bem-estar é um direito, e não devemos nos sentir culpados por isso. Mesmo quando se trata de relacionamentos que nos fazem sofrer, muitas vezes acaba sendo igualmente difícil. Aqui estão algumas sugestões para ajudar a dar um passo importante em direção a uma melhor qualidade de vida.

via thepowerofsilence.co

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Por que continuar se machucando? Não há razão para manter alguém ao seu redor que só te traga tristeza. Eliminar essa fonte de desconforto é o melhor presente que você pode dar a si mesmo.

Destrua todas as pontes. Pessoas tóxicas sabem como usar a psicologia para enganar e persuadir, então a melhor estratégia para se livrar delas é evitar qualquer contato. Bloqueie números e contas nas redes sociais, qualquer meio que eles possam tentar se comunicar com você tentando voltar para sua vida.

Pense na sua felicidade. Se afastar de alguém não é um sinal de covardia ou fraqueza, lembre-se de que você está apenas fazendo isso para o seu bem-estar. Lembre-se também de que você está dizendo adeus a alguém que não hesitaria nem por um momento em usá-lo, deixando-o sozinho se realmente fosse necessário.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Você está se livrando de alguém que não se importa com você. Eles podem tentar convencê-lo do contrário, mentindo e se comportando como amigos, mas basicamente você sabe a verdade. Você está se livrando de alguém que só se importa consigo mesmo e que não hesitaria em pisar em você se isso desse a ele uma vantagem.

Lembre-se de você mesmo. É verdade, você está tirando outro humano do seu círculo social, mas você não é uma pessoa ruim por isso. Concentre a sua generosidade e sua capacidade de amar naqueles que retribuem, mostrando a eles igual respeito e afeição. Você está apenas cuidando de si mesmo, você é uma boa pessoa.

Finalmente, pense que você está se protegendo e que, a partir de agora, poderá dedicar tempo e energia às pessoas que realmente importam.

Advertisement