Antes de tentar agradar todo mundo, pense nestas 5 coisas

por Roberta Freitas

18 Fevereiro 2019

Antes de tentar agradar todo mundo, pense nestas 5 coisas
Advertisement

Ser generoso não é um defeito, pelo contrário, mas tentar ser complacente a todo custo pode se tornar um problema. As razões para o comportamento excessivamente condescendente às vezes remontam à infância, quando o indivíduo, por medo de decepcionar pais, amigos e professores, constrói uma personalidade fraca. A fronteira entre a generosidade e a condescendência patológica é superada se nos empenhamos em fazer os outros felizes e nos tornarmos infelizes. Para parar de se machucar ou antes de chegar lá, aqui está uma lista de coisas para lembrar.

via psicoadvisor.com

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Você não é egoísta se ele disser alguns "nãos". Muitas vezes os "yes men" são pessoas que são vítimas de profunda culpa e acreditam que rejeitar um favor ou expressar uma opinião contrária significa ser egoísta. Relacionamentos saudáveis ​​são baseados no respeito das opiniões, mesmo aquelas que são opostas.

Pensar mais em si mesmo não significa negligenciar os outros. Assim que começamos a dizer alguns "sim" em menos alguns "supostos" amigos podem começar a se afastar. Nada mal, aqueles que realmente querem ficar perto de nós ficam mesmo quando tiramos algum tempo para nós mesmos.

Você não pode agradar a todos. Se alguém não gosta da gente, podemos tentar descobrir o porquê e tentar discutí-lo, mas se essa tentativa não for suficiente, devemos colocar nossa mente em paz e continuar nosso próprio caminho.

Tempo e energia são limitados. O altruísmo é uma grande coisa, mas quando gastamos todos os nossos recursos para o bem-estar dos outros, corremos o risco de ser completamente esvaziados. É necessário aprender a manter o próximo em mente sem esquecer de si mesmo.

Advertisement

Faça de você mesmo uma prioridade

Faça de você mesmo uma prioridade

Unsplash

Quando nos reposicionamos no topo da nossa lista de prioridades, a ansiedade e o desconforto começam a desaparecer. A condescendência que costumava ser boa antes era apenas baixa autoestima. Redescobrir nosso valor desencadeia um círculo virtuoso pelo qual começamos a dar importância às pessoas que realmente valem, que por sua vez também dão importância para nós. 

Fazer sempre o que os outros querem só porque queremos manter um relacionamento nunca é um bom investimento. Não há melhor aliado de si mesmo, e reconhecê-lo significará contar com uma pessoa melhor.

Advertisement