Um idosa fica em pé no trem enquanto os jovens escutam música sentados, obcecados com seus celulares

por Roberta Freitas

09 Abril 2019

Um idosa fica em pé no trem enquanto os jovens escutam música sentados, obcecados com seus celulares
Advertisement

Há aqueles que sustentam que houve um tempo em que a educação era muito rígida, o que limitava grandemente a liberdade de expressão e a criatividade dos mais jovens: nessa afirmação há algo de verdadeiro, mas igualmente verdadeiro é o fato de que hoje, passamos rapidamente para uma situação diametralmente oposta: a ausência mais completa de regras e bom senso.

As tecnologias modernas não ajudam, como podemos ver com esta história que aconteceu em Sydney, mas que causou sensação em todo o mundo.

Advertisement
Um idosa fica em pé no trem enquanto os jovens escutam música sentados, obcecados com seus celulares - 1

Tudo começou com uma foto tirada a bordo de um veículo de transporte público na cidade de Sydney. Na cena, você vê jovens distraídos com os olhos colados nos telefones e os ouvidos conectados nos fones de ouvido. Vemos também uma senhora idosa em pé, agarrando-se precariamente aos suportes do veículo.

Entendemos bem o que há de errado com esta foto: como é possível que ninguém tenha cedido o lugar para a senhora? Para onde foram aquelas velhas regras que diziam a um rapaz que sempre deveria se levantar quando uma pessoa deficiente, uma pessoa idosa ou uma mulher grávida subissem a bordo?

A desculpa é óbvia: os jovens, provavelmente levados pela música em seus ouvidos ou pelo que estavam vendo em seus celulares, não prestaram atenção à mulher. Na pior das hipóteses, em vez disso, eles continuaram suas atividades, independentemente da necessidade da mulher de se sentar.

A foto foi publicada no Facebook, onde claramente despertou opiniões de todos os tipos: aqueles que acusaram os jovens de hoje em geral de terem esquecido completamente a educação, substituindo-a por noções tecnológicas, aqueles que enfatizaram o fato de que uma foto é muito difícil entender a dinâmica do que aconteceu, e que talvez a senhora tivesse desistido do lugar por ter que descer em breve.

Não é possível entender o que aconteceu no transporte público, além do que vemos: sabemos, no entanto, que tais cenas acontecem com frequência em todo o mundo. A generalização está errada - entre os comentários da foto, estavam alguns jovens que afirmaram cederem sempre os seus lugares para os idosos -, assim como permanecer indiferentes às boas maneiras.

Recuperamos o que o passado nos ofereceu de bom, porque as boas maneiras não têm prazo de validade!

Advertisement