Não tem nenhum problema em afastar das nossas vidas as pessoas tóxicas

por Roberta Freitas

30 Abril 2019

Não tem nenhum problema em afastar das nossas vidas as pessoas tóxicas
Advertisement

Mais uma vez falamos de pessoas tóxicas, daquelas pessoas que vivem apenas para ganho pessoal, que sugam a energia dos outros e frequentam alguém só para se aproveitar dela. Não há compartilhamento, enriquecimento, troca emocional ou crescimento ao lado deles, mas são presenças que alimentam sentimentos de tristeza e desconforto. A única coisa a fazer é distanciá-los de suas vidas o mais rápido possível e para sempre.

Advertisement
Não tem nenhum problema em afastar das nossas vidas as pessoas tóxicas - 1

Narcisistas, egoístas, manipuladores, todos esses sujeitos têm apenas uma missão na vida, para gratificar-se precisam  tornar as vidas dos outros miseráveis. Talvez o façam involuntariamente, inconscientemente, não com malícia, mas com a atitude de alguém que não pode ir além de si mesmo e não tem nenhum tipo de empatia.

Podem se manifestar em qualquer área ou contexto, da família ao trabalho, das amizades aos relacionamentos amorosos. Não importa qual o papel que eles têm em seu círculo social, esse tipo de indivíduo deve ser eliminado porque é uma fonte de desconforto e prejudica o equilíbrio mental e físico.

Tomar a decisão de apagar alguém da vida de nossas vidas muitas vezes gera culpa, nos sentimos mal, questionamos a própria consciência e o nosso status de "boa pessoa". Mas esse não é o caso, é simplesmente uma questão de sobrevivência e de dar o valor correto àqueles que o merecem.

Para tentar impedir esse processo de evolução interior, as pessoas tóxicas tentam usar esse sentimento de culpa para se fazerem de vítimas. Além disso, mesmo se afastados, esses indivíduos tentarão retornar com os meios psicológicos mais sutis, basta um contato ou uma mensagem para lhes dar a oportunidade de reabrir uma lacuna.

Advertisement
Não tem nenhum problema em afastar das nossas vidas as pessoas tóxicas - 2

O corte, por outro lado, deve ser claro, decisivo, um passo firme, sem possibilidade de voltar atrás. Você tem que pensar que você está realmente se despedindo de alguém que nunca se importou com o bem-estar dos outros, um falso amigo que não hesitaria em pisar em alguém para conseguir o que quer. Depois de se concentrar nessa ideia, deve-se perguntar "eu realmente quero uma pessoa assim ao meu lado?"

Uma existência plena e satisfatória é feita de relacionamentos saudáveis em que damos pelo menos o que recebemos, no qual nos apoiamos uns aos outros e confiamos uns nos outros. Tirar uma pessoa tóxica da sua vida não é um sinal de fraqueza ou covardia, mas de força e coragem, porque ambos são necessários para mudar a vida e escolher ser feliz.

Advertisement