Esta criança desaparecida a 1400 km de casa, a encontra 25 anos depois graças ao Google Earth

por Roberta Freitas

28 Abril 2019

Esta criança desaparecida a 1400 km de casa, a encontra 25 anos depois graças ao Google Earth
Advertisement

"Realidade supera a imaginação": é uma expressão muito conhecida que usamos pelo menos uma vez na vida para descrever casos e situações que na vida real parecem lembrar contextos tão incríveis e imaginativos que parecem vir da caneta de um escritor. Esta é a incrível história de Saroo Brierley, cujo caminho para voltar para casa e para sua família original deu a volta ao mundo e inspirou um livro autobiográfico e um filme recente.

Advertisement
Facebook

Facebook

A história se passa na Índia e o protagonista, agora um empresário hoteleiro adulto e de sucesso, tinha apenas 5 anos na época. Certa noite, Saroo acompanhou Guddu de trem, um dos seus irmãos mais velhos, até a cidade em que trabalhava, a cerca de 70 quilômetros de sua casa. Uma vez chegado, ele esperou em um banco dentro da estação que seu irmão retornasse, mas ele adormeceu. Acordando, ele pensou que seu irmão estava em um trem de partida, então subiu, na esperança de encontrá-lo. Depois de vagar entre os vagões, ele parou para descansar, dormiu de novo e acordou apenas algumas horas depois, na estação de Howrah, nos arredores de Calcutá.

A criança estava literalmente aterrorizada, ele não sabia onde estava, não falava bem o dialeto local, ainda não sabia ler ou pronunciar corretamente o nome de sua cidade e nem sabia seu sobrenome.

Advertisement
Facebook

Facebook

Só podemos imaginar o que significa para uma criança tão pequena estar sozinha em um lugar desconhecido. No começo, Saroo tentou pedir ajuda aos transeuntes, sem conseguir se fazer entender, depois tentou entrar nos trens, mas eles eram suburbanos e sempre o levavam de volta à mesma estação. A criança percebeu que tinha que sobreviver de alguma forma e se juntou a um grupo de garotos mendigos. Viver na rua era difícil e perigoso, tanto que um dia ele se arriscou a acabar nas mãos de um bandido, mas foi salvo pela polícia. Foi então que ele foi primeiro confiado a um centro de acolhimento para crianças, onde eles tentaram rastrear sua família.

A pesquisa não teve sucesso devido à falta de informação e, em 1987, foi adotado por uma família australiana com a qual ele foi morar na Tasmânia, no estado da Austrália. Saroo nunca perdeu o desejo e a esperança de encontrar sua própria família biológica e, uma vez que cresceu, decidiu tentar. Ele não se lembrava do nome exato de sua cidade de origem, mas calculou que havia viajado por cerca de 17 horas cobrindo aproximadamente 1400 quilômetros.

Facebook

Facebook

Em 2011, com a ajuda do Google Earth, ele identificou a estação de Burhanpur e a cidade de Khandwa, reconhecendo vários detalhes enterrados em sua memória de criança. Ele finalmente encontrou sua mãe e a reconheceu imediatamente, tanto que seu rosto não havia mudado ao longo dos anos. No final, Saroo, conversando com sua mãe, descobriu que Guddu havia morrido, atropelado por um trem na mesma noite em que ele tinha se perdido; eles tinham encontrado o corpo dele, mas não o de Saroo, e é por isso que a mãe ainda esperava vê-lo novamente um dia.

A partir da comovente história de Saroo Brierley, o livro autobiográfico "O longo caminho para voltar para casa" foi escrito, o que inspirou o filme de 2016 "Lion - The Road to Home". Altamente recomendados seja a  leitura do livro que o filme para ser comovido um pouco com esta história em que a realidade parece ter superado a ficção!

Advertisement