Você faz parte do grupo sanguíneo O? Então veja 5 coisas que você deve saber

por Roberta Freitas

24 Maio 2019

Você faz parte do grupo sanguíneo O? Então veja 5 coisas que você deve saber

O que torna cada ser humano único não é apenas a composição genética, mas um conjunto de componentes culturais, psicológicos, de caráter e ambientais. No entanto, o velho provérbio "sangue bom não mente" tem, uma pouco de verdade, pois mesmo o grupo sanguíneo pode influenciar alguns traços distintivos das pessoas. Você sabia que aqueles que fazem parte do tipo sanguíneo tipo 0 têm características únicas em comparação com os outros?

Você faz parte do grupo sanguíneo O? Então veja 5 coisas que você deve saber - 1

Ao longo da história, mais sistemas de grupos sanguíneos foram desenvolvidos, baseados em fatores conhecidos como antígenos. A Sociedade Internacional de Transfusões de Sangue atualmente reconhece cerca de 30 métodos de classificação, entre os quais o de Rhesus (ou fator RH) e o do biólogo austríaco Karl Ernest Landsteiner (ou fator ABO).

Dentro deste último grupo podemos distinguir 4 fenótipos: A (A- e A +), B (B + e B-), AB e O (O- e O +). Em detalhe, o mais raro é o AB, que partilha apenas 6% da população mundial, depois o grupo B, que corresponde a 22%, o grupo A, a 32% e, finalmente, o grupo O, que é o partilhado por 44% dos indivíduos na Terra. Pelo menos por uma vez, não é o grupo sanguíneo mais raro a ser também o mais especial, mas sim o contrário. Existem, de fato, qualidades particulares que somente aqueles pertencentes ao grupo O possuem, e aqui estão elas.