8 efeitos benéficos do banho frio no corpo e na mente - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
8 efeitos benéficos do banho frio no…
Uma turista quebra uma pulseira em uma loja e desmaia depois de descobrir que custava US$ 44.000 O amor está nos pequenos gestos: 10 ilustrações mostram a doce vida cotidiana de um casal

8 efeitos benéficos do banho frio no corpo e na mente

Por Roberta Freitas
1.016
Advertisement

Pode parecer loucura, mas tomar um banho frio regularmente, ao invés de um banho com água quente ou morna, pode melhorar alguns aspectos fundamentais de nossa saúde física e mental; em geral, um banho frio pode fortalecer a força de vontade e a resposta do sistema nervoso a estímulos externos. Quando você toma banho frio regularmente, notará mudanças drásticas nos sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo do corpo.

  • Aumenta a circulação no sistema linfático: O sistema linfático é composto de vasos que percorrem o corpo para ajudar a eliminar resíduos, bactérias e micróbios das células. Como o sistema linfático ajuda o corpo a se purificar, uma sobrecarga de toxinas pode atrapalhar esse delicado sistema; a água fria ajuda a contrair os vasos linfáticos, o que permite ao sistema linfático de bombear líquidos linfáticos por todo o corpo. Por sua vez, as toxinas são eliminado. Os banhos frios também aumentam o funcionamento do sistema imunológico, porque os glóbulos brancos ajudam a destruir quaisquer toxinas no fluido linfático.
  • Melhora a circulação cardiovascular: a má circulação cardiovascular diminui e engrossa o sangue, o que pode causar pressão no coração. Se não funcionar corretamente, pode facilmente levar a um ataque cardíaco ou derrame. No entanto, acelerando a circulação, o sangue pode fluir melhor por todo o corpo e ajudar a acelerar o metabolismo; se imergir em água fria, ajuda o sangue a correr imediatamente para os órgãos vitais para protegê-los das mudanças extremas de temperatura; portanto, o coração precisa bombear o sangue através dos vasos e em direção aos órgãos vitais para fornecer nutrientes e oxigênio. Se você tomar banhos frios regularmente, notará uma grande diferença em sua circulação.
  • Reduz a inflamação muscular: banhos frios ajudam a estreitar os vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço e a inflamação. Muitos atletas profissionais tomam banho em água gelada após um treino por esse motivo: ajuda a reduzir a temperatura no corpo e a aliviar a dor. No entanto, qualquer pessoa pode se beneficiar de banhos frios após exercícios ou após exaustivos trabalhos domésticos. Se você tiver inflamação crônica, tente tomar um banho frio como remédio natural.
  • Ajuda a perder peso: os pesquisadores revelaram que tomar um banho frio estimula a gordura marrom, que é ativada em temperaturas muito baixas. A gordura marrom ajuda a eliminar a gordura branca perigosa, que se acumula ao redor dos órgãos e da cintura. Os banhos frios podem, portanto, integrar facilmente um estilo de vida saudável para aumentar os esforços para perder peso.
image: Pexels
  • Reduz a dor e o inchaço: as baixas temperaturas do gelo e do frio ajudam a estreitar os vasos sanguíneos, o que reduz a inflamação que pode causar dor e inchaço. Os banhos frios também podem entorpecer as terminações nervosas responsáveis ​​por transmitir um sinal de dor ao cérebro.
  • Torna a pele e os cabelos mais saudáveis: se você tem cabelos ou pele cronicamente secos, os banhos frios podem ajudar a torná-los mais vibrantes e saudáveis ​​mais uma vez. A água fria reduz o tamanho dos poros e "aperta" a pele; também reduz o número de óleos que a pele produz em temperaturas quentes; banhos quentes também irritam e secam a pele, causando a perda de hidratação da mesma. Pelo contrário, a água fria ajuda a estimular os folículos capilares, aumentando a vitalidade e estimulando o crescimento.
  • Acelera a resposta de resfriamento do corpo: se você acabou de treinar na academia ou passou algum tempo trabalhando no jardim, um banho refrescante fará você se sentir bem. Os médicos recomendam a imersão do corpo em água fria se você sofrer superaquecimento ou insolação, pois diminui imediatamente a temperatura do corpo.
  • Nos deixa mais felizes: uma pesquisa de 2007 descobriu que banhos frios, juntamente com remédios tradicionais, podem ajudar a melhorar o humor e aliviar outros sintomas de depressão; os banhos frios ajudam na depressão porque a água fria desencadeia neurotransmissores que melhoram o humor, o que pode aumentar os níveis de felicidade. Outro estudo de caso mostrou que, após quatro meses nadando em água fria no inverno, os sujeitos se sentiram mais vibrantes e ativos do que o outro grupo do experimento.

Então, todo mundo pronto para tomar um bom banho... a baixas temperaturas?

Tags: CuriososÚteisSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado