Muitas tarefas de casa não fazem bem para as crianças: é o que diz a ciência - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Muitas tarefas de casa não fazem bem…
A família é o primeiro lugar onde devemos dar o bom exemplo: todo o resto vem depois Este cachorro foi abandonado nos trilhos de uma ferrovia, mas um homem chegou no momento certo para salvá-lo

Muitas tarefas de casa não fazem bem para as crianças: é o que diz a ciência

1.239
Advertisement

Quantas vezes nós, pais, voltamos para casa depois de um cansativo dia de trabalho e perguntamos aos nossos filhos: "Vocês fizeram o dever de casa"? Rotina diária normal para as famílias, onde se assume que nossos filhos são obrigados a passar horas em frente dos livros para ter um futuro melhor. Tudo muito certo, mas uma pesquisa psicológica afirmou que muitos tarefas de casa... fazem mal!

via: Time
image: Pxhere

Isso é apoiado pelo estudo de Harris Cooper, da Duke University, que vai contra a crença comum de que as horas de estudo "depois da aula" têm um valor inquestionável. A pesquisa de Cooper analisou cerca de 120 casos de tarefas de casa atribuídas a crianças do ensino fundamental em 1989 e 60 novos casos pertencentes a 2006, com o mesmo resultado: mais estudos em casa não melhoraram o desempenho acadêmico dos alunos do ensino fundamental, muito pelo contrário, atitudes negativas e "subversivas" emergiram dos pequenos alunos contra o sistema escolar.

A pesquisa de Cooper também destacou que, mesmo no caso de alunos do ensino médio, a relação entre dever de casa e sucesso é mínima, na melhor das hipóteses. 

Em média, uma criança desde o jardim de infância tem cerca de 13 anos de lição de casa à sua frente, enquanto, entre os danos mais conhecidos, uma aversão ao ambiente escolar e um declínio no desejo de relacionamentos pessoais podem ser enfatizados. Além disso, de acordo com o estudo, se o dever de casa for atribuído já nos primeiros anos do ensino fundamental, as crianças tenderão a "deslizar" a responsabilidade para os pais, causando uma rede de rebotes de criança/pai que pode durar até o ensino médio; isso poderia causar uma remoção gradual de "responsabilidade" e independência no estudo pelos estudantes.

Em suma, a pesquisa científica ressaltou mais uma vez como uma carga excessiva de estudo domiciliar é "tóxica" para nossos filhos, estes últimos em um precário equilíbrio entre a falta de responsabilidade e muitas horas roubadas do cultivo de amizades, carinho e compreensão dentro da unidade familiar.

Quando a política da escola mudará em relação à sobrecarga de estudo atribuída aos nossos filhos? Esperamos que o mais breve possível!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado