Segundo uma tradição japonesa, cada dedo corresponde a um órgão: veja o que acontece se você aperta cada um deles

por Roberta Freitas

07 Junho 2019

Segundo uma tradição japonesa, cada dedo corresponde a um órgão: veja o que acontece se você aperta cada um deles
Advertisement

Você sabia que podemos dar nova energia ao nosso corpo através de nossos dedos das mãos? De acordo com a antiga técnica japonesa de Jin Shin Jyutsu, graças a alguns simples movimentos táteis, é possível dar uma maior consciência ao nosso corpo e estabelecer sistemas de cura para alguns sintomas leves. A principal suposição desta antiga crença oriental sustenta que em todos nós flui uma energia vital que é parte da energia universal; se há harmonia em nós, ela flui livremente.

via Jin Shin Jyutsu

Advertisement
Wikimedia

Wikimedia

Se, em vez disso, o equilíbrio interno for quebrado, os fluidos energéticos não fluem corretamente em nosso corpo e é precisamente assim que a técnica da massagem e pressão nos dedos da mão entram em ação; a pressão e a massagem não fazem que ajudar o fluxo natural de energia vital em nosso corpo, previamente deteriorado por problemas que podem ser causados por doenças físicas ou pertencentes à esfera emocional.

O conceito básico da técnica japonesa é muito simples: a cada ponto da mão corresponde um órgão ou uma parte específica do nosso corpo e cada órgão está associado a um problema ou a uma emoção precisa; massageando suavemente as áreas relacionadas aos nossos sintomas por cerca de 3 minutos, a sensação de bem-estar começará a se manifestar. 

Advertisement
Segundo uma tradição japonesa, cada dedo corresponde a um órgão: veja o que acontece se você aperta cada um deles - 2
  • Polegar: o polegar está associado aos braços e estômago, e este último está ligado aos sintomas de ansiedade e depressão; uma leve pressão nesse dedo pode aliviar o nervosismo, a dor abdominal e as dores de cabeça.
  • Indicador: este dedo está ligado aos rins e bexiga, este último ligado a doenças como medo e confusão. Os sintomas associados mais comuns neste caso são dor de estômago, dor nas costas e dor de dente.
  • Médio: o fígado está associado ao dedo médio; esse órgão importante está ligado à raiva e sintomas como problemas de visão, dores de cabeça frequentes e fadiga geral não são raros.
Pixabay

Pixabay

  • Anular: associado ao cólon e pulmões, este dedo está ligado a sintomas como distúrbios digestivos, asma e problemas respiratórios. Nesses casos, depressão, humor negativo e ansiedade geral são bastante frequentes.
  • Mínimo: o dedo mindinho está ligado ao coração e ao intestino delgado e massageando esse dedo é possível aliviar os sintomas físicos relacionados aos dois órgãos. Nesse caso específico, o coração e o intestino delgado estão ligados à tendência de se esconder ou ter medo de revelar coisas da própria vida.
Pixabay

Pixabay

Uma massagem suave nos cinco dedos de cada mão, durante pelo menos 15 minutos por dia (de preferência uma vez pela manhã e uma vez à noite) é recomendada por aqueles que praticam Jin Shin Jyutsu para alcançar o resultado desejado.

Mas tenha cuidado para não confundir a pressão sobre os dedos com remédios milagrosos contra nossas doenças!

Advertisement