As crianças devem ser ajudadas a fazerem as coisas sozinhas, é o que ensina Maria Montessori - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As crianças devem ser ajudadas a fazerem…
As pessoas nascidas em setembro têm uma inteligência superior à média, é o que revela esta pesquisa 5 boas razões para parar de usar chinelos de dedo

As crianças devem ser ajudadas a fazerem as coisas sozinhas, é o que ensina Maria Montessori

2.000
Advertisement

Quantas vezes presenciamos cenas em que os pais - ou quem quer que seja - fazem as coisas no lugar das crianças? Coisas que elas, com um pouco mais de tempo disponível, teriam conseguido realizar? Talvez nós mesmos tenhamos agido assim, convencidos de que, para economizar tempo ou talvez "proteger" as crianças de possíveis problemas, a solução mais simples nesses momentos era fazer as coisas por elas. Essas ocasiões podem se repetir diversas vezes durante o crescimento de uma criança. No entanto, devemos ter em mente que nem tudo o que os pais acreditam que é certo é bom realmente para os pequenos. Então resolvemos mostrar mais alguns ensinamentos de Maria Montessori sobre o assunto. 

A famosa educadora e pedagoga, em sua obra Educare alla libertà (Educar para a liberdade), se concentrou no que realmente acontece quando uma criança tenta fazer alguma coisa e é ajudada, ou substituída inteiramente, pelo adulto.

Expressar-se realizando uma ação específica é, para os pequenos, uma fonte de orgulho e confiança. Muitas vezes tentamos protegê-los de possíveis trabalhos, mas, na realidade, nesses momentos, esquecemos que as crianças querem trabalhar duro: para elas, todo pequeno gesto é um desafio no caminho do crescimento. Mesmo que elas tentem mil vezes, é melhor deixá-las tentar. Se, e quando, ela precisar de ajuda, ela irá pedir.de

Antes de proibir uma coisa, ou de fazê-la por elas, devemos sempre lembrar de parar por um momento e avaliar a importância que isso pode ter para os pequenos. Se a situação permitir, então, será melhor observar o que a criança está fazendo e, somente em caso de perigo real, intervir. Não é o caso de criar um modelo de vida predeterminado, seguro e testado apenas para o pai ou educador, porque não é aquele que atende às necessidades reais da criança.

Naturalmente, tal discurso não deve levar à conclusão de que tudo deve ser permitido para as crianças, em nome de sua autoafirmação. No entanto, é necessário entender, situação por situação, até onde o adulto deve intervir para orientá-la a fazer as escolhas certas.

Advertisement

Tentar e tentar novamente é absolutamente normal. É exatamente assim que uma criança comete erros, compreende e pode cometer erros para ter sucesso no futuro. Agir cedo demais no lugar dos pequenos, pode fazer com que eles se sintam incapazes e diminuir a sua autoconfiança: vamos dar mais tempo e espaço para que eles façam as coisas sozinhos. 

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado