Pais, para educar os filhos é necessário saber dizer NÃO! - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Pais, para educar os filhos é necessário…
Eles sentaram em cima de uma tartaruga gigante para fazer fotos com ela: as imagens geraram uma onda de indignação Um bom pai não prepara o caminho para os filhos, prepara os filhos para o caminho

Pais, para educar os filhos é necessário saber dizer NÃO!

Por Roberta Freitas
3.310
Advertisement

As birras, os choros e os gritos são parte integrante do "ser criança", na verdade, poderíamos dizer que, quando acontece, eles estão apenas "fazendo o seu trabalho". No entanto, você nem sempre pode concordar com todos os pedidos, e acreditar que dizer "sim" é uma estratégia útil para acalmar seus filhos, é absolutamente uma ilusão. Pelo contrário, tem o efeito oposto, pois as criança começam a acreditar que têm o poder de conseguir qualquer coisa.

image: Flickr

Hoje, mães e pais quase morrem de medo de perturbar seus filhos e acabam dando a eles tudo o que querem. Concordar com qualquer desejo é um atalho perigoso, que usam aqueles que não têm vontade ou tempo de enfrentar seus filhos e fazê-los entender o valor da educação.

Em vez de reservar momentos de qualidade para as crianças, elas são mantidas envolvidas em uma infinidade de atividades, quase tendo que competir com as outras famílias para ver quem leva o "prêmio" de filho mais inteligente e com mais capacidades. No entanto, a infância e a adolescência são os períodos de vida em que se deve também descobrir o tédio, não fazer nada, simplesmente se dedicar às brincadeiras. 

image: Pixabay

Para alterar as regras e obter melhores resultados, você precisa aprender como interagir com as crianças e fazer isso no momento certo. Inútil será tentar explicar suas razões em plena fúria, melhor esperar que as águas se acalmem!

Falando com calma, as crianças podem entender que essas atitudes são erradas e que continuar com aqueles comportamenos significa encontrar-se sozinho sem ninguém que queira brincar junto. Boa comunicação também é uma questão de atitude e perspectiva; repreender uma criança dizendo que ela é ruim é contraproducente, porque o problema não é ele, mas apenas seu comportamento.

Advertisement
image: Flickr

Qualquer expressão, verbal ou física, é um meio de manifestar um estado emocional, natural e necessário. É necessário apenas canalizar essas sensações da maneira certa, mostrando que existem outras maneiras de fazê-lo, além de chorar e gritar.

Uma ótima maneira de ensinar as crianças a serem mais disciplinadas é confiar a elas tarefas domésticas, fazendo com que se sintam úteis e lhes dando responsabilidades. Finalmente, nunca devemos esquecer de não exigir demais deles. E lembre-se de que cada momento de confronto sério deve ser equilibrado com espaços dedicados a brincar e relaxar, para dar à criança tempo para processar tudo à sua maneira!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado