Cozinhar faz bem para a alma: veja todos os benefícios da cozinha no nosso humor - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Cozinhar faz bem para a alma: veja todos…
Beijar muito ajuda a emagrecer e a se manter em forma: veja por que Segundo os especialistas, o segundo filho é mais indisciplinado que o primeiro: os pais confirmam

Cozinhar faz bem para a alma: veja todos os benefícios da cozinha no nosso humor

954
Advertisement

Cozinhar um prato certamente não significa apenas saber seguir as doses da receita ou entender as combinações corretas de ingredientes. Cozinhar é uma arte, uma paixão que vem de dentro e é expressa com todos os nossos sentidos: reduzí-la com o único objetivo de colocar algo sobre a mesa significa não entendê-la.

Quando você prepara uma refeição para uma pessoa, por exemplo, você não está apenas alimentando-a. Você está entregando a ela uma parte de você, está expressando sua afeição através da comida, está dando a ela sentimentos que você saboreava enquanto cozinhava. Pode-se dizer, em última análise, que cozinhar é um processo que requer total envolvimento emocional e intelectual, assim como a meditação.

Quando estiver prestes a cozinhar, comece escolhendo os ingredientes. Quem gosta de cozinhar gosta também de ir ao mercado, escolher os melhores produtos, tocá-los com as próprias mãos e talvez cheirá-los. Escolher os ingredientes também com base em suas experiências: por exemplo, escolher tomates maduros porque eles lembram os piqueniques no campo que você costumava fazer quando criança e, portanto, sugerem "família".

Uma vez em casa, durante a preparação, essa viagem continua, entre os sentidos e as memórias. Com as mãos você lava, descasca, massageia os produtos da terra; de vez em quando come um pedacinho. Vê então que esses produtos mudam de cor sob seus olhos durante o cozimento, enquanto eles se misturam, você sente o cheiro ainda cru, mas que já faz você imaginar o saboroso resultado final.

Advertisement

Tato, visão, olfato, paladar, audição: todos os sentidos estão envolvidos quando você cozinha, e essa é uma experiência profunda. Você é forçado a ouvir os sentidos, a perceber todas as moléculas que tocam os receptores do seu nariz e, enquanto isso, você precisa manter o controle, precisa cuidar os tempos, as doses e a organização. Não há espaço para pensar, não há espaço para pensar em quem ou o que ofendeu você no dia anterior. Os produtos da Terra te envolvem e o acompanham em uma linda viagem, um pequeno parêntese da vida cotidiana, na qual você abandona o fluxo de pensamentos e se comunica com todos os seus sentidos, com o intelecto, com o coração.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado