7 técnicas úteis para superar a ansiedade e recuperar o controle - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
7 técnicas úteis para superar a ansiedade…
Uma mulher vegana entra na justiça contra os vizinhos que faziam muitos churrascos Salva a sua família de um incêndio, mas depois de alguns anos é abandonada em um canil

7 técnicas úteis para superar a ansiedade e recuperar o controle

2.814
Advertisement

Para muitos de nós, viver e aprender a conviver com várias formas de ansiedade se torna uma necessidade da qual não podemos escapar. Somos testados diariamente e não podemos fazer nada além de tentar recorrer a estratégias para não sucumbir à nossa ansiedade.

Não existe uma receita única que possa ser boa para todos, mas há uma série de técnicas simples, com um elemento de controle no centro, que parecem funcionar bem para muitos de nós. Em alguns casos, você pode gerenciar a ansiedade mesmo sem o uso de drogas, mas graças a "truques" que nos ajudam a concentrar nossa atenção em outros fatores, a fim de acabar com o ataque de ansiedade. Obviamente, simples nem sempre significa fácil, pelo menos não no começo.

image: Unsplash

1. Não se julgue, mas use a autocompaixão

Uma maneira de aprender a ouvir a mensagem que a ansiedade traz é praticar a autocompaixão. Enquanto o pensamento comum nos leva a enfrentar nossos medos de frente, a fim de erradicá-los, isso é contraproducente com a ansiedade. Ela pode ser encarada e entendida muito melhor quando escolhemos uma mentalidade de autocompaixão, que consiste em facilitar as coisas, para que possamos resolver o problema que estamos enfrentando.

2. Tente fazer amizade com sua ansiedade

Ao contrário do que somos levados a pensar, precisamos aprender a encarar a ansiedade como um amigo e não como um oponente. Temos que pensar que o trabalho da ansiedade é avisar-nos das pessoas e situações com as quais nos preocupamos, obviamente de um modo totalmente descontrolado, mas cabe a nós encontrar a fórmula que nos ajude a administrá-la. Provavelmente, tentando ouvir melhor a mensagem que ela procura transmitir, em vez de silenciá-la ou ignorá-la, poderíamos controlar melhor seu impulso potencialmente devastador.

3. Fale sem vergonha

Uma das fórmulas consideradas melhores para superar ou gerenciar os estados de ansiedade é a linguagem. Seja escrita ou verbal, parece essencial falar sobre isso. Falar sobre nossas ansiedades nos ajuda não apenas a olhar de fora, mas também a processá-las de maneira diferente por dentro. De fato, nomear nossos sentimentos nos ajuda a definí-los e descrevê-los, e o apoio daqueles que nos rodeiam também nos ajuda a resolver o problema que nos aflige.

image: Unsplash

4. Comprometa-se com a gratidão

A gratidão é uma emoção particularmente útil ao lidar com a ansiedade; de ​​fato, além de nos ajudar a reformular algumas coisas negativas como positivas, ela nos abre para uma visão mais ampla de nós mesmos e do mundo. Isso pode nos ajudar a sair de nossos sentimentos imediatos de ansiedade e da sensação de isolamento que muitas vezes os acompanha.

5. Respire conscientemente

Respirar é uma atividade da qual estamos obviamente conscientes, mas na qual não pensamos porque ocorre naturalmente. Concentrar-se na respiração, com respirações mais longas e completas, é de grande ajuda para acalmar o sistema nervoso e, portanto, é uma resposta importante para neutralizar o estado predominante de ansiedade. Tomar consciência de nossa respiração pode nos dar uma grande vantagem.

6. Considere o "aqui e agora"

"O efeito cancelador", que funciona de maneira muito semelhante à distração, envolve o uso de emoções positivas para reduzir as negativas. Parece que focar em coisas bonitas (o filme favorito, uma música etc.) pode ser uma ótima ferramenta para apoiar e controlar a ansiedade. "Aterramento" é o apego ao aqui e agora do seu ambiente e consiste em se concentrar no que está imediatamente à sua frente, como a luz da janela, a cortina em movimento, a água corrente. Isso ocorre porque estar ciente da realidade que nos rodeia nos ajuda a escapar do estado de ansiedade que temos por dentro.

7. Durma o suficiente

Dormir o suficiente nem sempre é fácil para uma pessoa ansiosa; no entanto, dormir o suficiente ou dormir pelo menos quando você está cansado é essencial para o desenvolvimento de hábitos cognitivos e emocionais saudáveis.

Saber como superar a ansiedade é, antes de tudo, aprender a conviver com ela e tentar, dia após dia, assumir o controle e dominá-la.

Tags: ÚteisPsicologia
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado